Juan Xavier: um modelo brasileiro que brilha no concorrido mercado da moda japonesa

Talento. Uma palavra simples, mas transformadora. Quantas pessoas não conhecemos com habilidades excepcionais? Pois na comunidade brasileira residente no Japão há inúmeros exemplos que nos enchem de orgulho. Com bastante alegria trago nesta coluna um perfil bem inspirador. 

Trata-se de Juan Xavier, um mestiço que tem se destacado nas capas de revistas, bem como em campanhas publicitárias. Por lá, os mestiços são chamados de hafu (palavra que vem do inglês half, que significa “metade”) e, claro, o mercado da moda tem olhos especiais para quem possui tais características. 

Aos 29 anos, Juan acabou de estrear mais uma nova campanha publicitária para uma revista japonesa, trazendo o charme e toque brasileiros no concorrido e glamuroso segmento de moda. Afinal, estamos falando de um país cujo consumo é muito alto e há lançamentos de coleções, acessórios e cosméticos ininterruptamente. 

O modelo – hoje quase um veterano – está há dez anos na carreira. Poucos modelos masculinos conseguem se manter em trabalhos durante tanto tempo como ele. Desde sua estreia no mundo da moda, o brasileiro nascido em Kanagawa estrelou vários comerciais para grifes importantes e seu currículo é recheado de campanhas publicitárias das principais marcas. Seu rosto hoje é conhecido por estar em outdoors espalhados por todo o arquipélago. 

Segundo Juan, a concorrência masculina para conquistar uma vaga em campanhas é grande. Ao longo do tempo, “foi preciso muita determinação, disciplina e comprometimento para  conseguir se destacar nos castings”.

“A maior parte dos trabalhos pedia candidatas do sexo feminino. Fiquei um tempo tentando, mas não rolou”, explica. “Não sei dizer como tudo começou, porque desde bem pequeno eu já acompanhava minha mãe nos trabalhos de modelos e em todas as edições do tradicional Miss Nikkey Japan”, relembra.

Campanha com Juan no bairro de Shibuya

Após assinar alguns contratos, a carreira do brasileiro deslanchou. Ao ponto de  ter sido destaque em uma campanha da Sony, exibido nos telões do Shibuya Crossing Intersection em Tokyo, um dos cruzamentos mais famosos do mundo.

Hoje, atua com conforto e vive com a agenda cheia. Sonhos? Para ele, seguir os caminhos da maneira certa leva para novas conquistas. Ampliando o “leque”, com a experiência ele também atua como “scouting” de novos talentos para agências japonesas.

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