Entrevista: jovens atores brasileiros de filme ‘Família’ falam sobre atuação com astros japoneses

Apesar dos brasileiros no Japão já terem uma longa história, com o início do movimento decasségui nos anos 80, ainda são poucos filmes e obras multimídias que retratam essa trajetória. Mas o assunto vira referência em todo o Japão a partir de hoje (06), com o lançamento do filme “Família” e que fica em cartaz em dezenas de cinemas por todo o arquipélago.

O longa conta a história de um artesão que acaba se envolvendo com um jovem brasileiro e a partir dele começa a enxergar diversos problemas enfrentados por muitos “estrangeiros” residentes no Japão.

O diretor do filme é o estrelado Izuru Narushima, que também dirigiu o “Rebirth – Youkame no Semi” e venceu nada menos do que dez prêmios no 35º Japan Academy Awards, incluindo o título de “Melhor Filme” e “Melhor Diretor”. O elenco também não deixa nada a desejar, com atores veteranos, como Koji Yakusho, interpretando o protagonista Seiji Kamiya, além do Ryo Yoshizawa, interpretando o filho de Seiji, Manabu, considerado uma das estrelas em ascensão no mundo da atuação. O vilão da história é interpretado pelo músico internacionalmente conhecido como “guitarrista samurai” MIYAVI, e outros atores de renome compõe o elenco, como Shigeru Muroi, Takeo Nakahara e Koichi Sato.

Ator Koji Yakusho interpreta o protagonista Seiji
Ryo Yoshizawa, como Manabu, filho do Seiji
Shigeru Muroi interpreta a cunhada de Seiji
MIYAVI interpreta o vilão do filme, Kaito
Koichi Sato, como melhor amigo do Seiji

Ao lado de grandes atores japoneses, jovens brasileiros tiveram a oportunidade de atuarem pela primeira vez em frente às câmeras. Lucas Sagae interpretou o personagem Marcos, um dos principais junto com o Seiji; Fadile Waked interpretou a Erica, outra personagem ícone na história, junto com Marcos; Alan Shimada, ou mais conhecido como Flight-A do grupo de rappers Green Kids, atuou como Rui, melhor amigo de Marcos; e Gustavo Sumida, que interpretou o personagem Marcelo, amigo de Marcos e Rui.

Flight-A (Alan Shimada), interpretando Rui
Gustavo Shimada, interpretando Marcelo

O Nippon Já conversou com Lucas e Fadile, que contaram um pouco sobre a sua vida, como foram as gravações do filme e seus sonhos:

Fadile Waked

Fadile tem 24 anos, é mestiça de brasileira com libanês, nascida e crescida em Manaus. Aos 9 anos se mudou para o Japão junto com a sua mãe e seu padrasto nipo-brasileiro e se estabeleceram na cidade de Nagoia, na província de Aichi. Desde 12 anos começou sua carreira artística como modelo, mas conta que a sua maior vontade sempre foi atuar. Frequentou escola japonesa até o ensino secundário (chuugakkou, equivalente ao fundamental II do ensino brasileiro), onde aprendeu o idioma japonês, e a partir do ensino médio frequentou escola internacional, aprendendo mais um idioma e se tornando trilíngue de português, japonês e inglês.

Lucas Sagae

Lucas tem 18 anos, é nascido na província de Gifu, onde vivem muitos estrangeiros, inclusive brasileiros. Vivendo dentro da comunidade brasileira no Japão, até seus 5 anos de idade, não sabia falar japonês. Os pais de Lucas, com intenção de prepará-lo antes de ingressar na escola, decidiram colocá-lo na creche japonesa (hoikuen). Hoje, é fluente nos dois idiomas e atua como lutador profissional de kickboxing.

A representatividade no cinema japonês

(Continue lendo na próxima página)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img