Japão expresso: você já tem o seu meishi?

No Japão expresso dessa semana, vamos falar sobre mais hábito cultural muito presente no cotidiano da sociedade japonesa, em especial no cenário profissional. Você já ouviu a expressão meishi koukan (名刺交換)?  Meishi (名刺) significa “cartão de visita” e koukan (交換) “troca”, a expressão se refere ao costume japonês de trocar cartões de visita em situações de negócios ou sociais. 

A prática no Japão remonta ao período Edo (1603-1868), quando os japoneses escreviam seus nomes com tinta em papel washi e deixavam nas casas visitadas para comunicar que fizeram uma visita enquanto os moradores estavam ausentes. Também eram usados por samurais para se identificarem e continham informações como o nome, o clã, o posto e o brasão do samurai. Com a modernização do Japão na era Meiji (1868-1912), surgiram os meishi (名刺) inspirados nos cartões de visita ocidentais. 

O meishi koukan (名刺交換) é mais do que uma simples troca de informações. É um ritual que denota interesse e respeito pela outra pessoa, além de criar uma base para futura comunicação ou negociação. Por isso, precisamos ter alguns cuidados:

1. O meishi koukan (名刺交換) deve ser feito com as duas mãos. O cartão de visita deve ser segurado com as duas mãos pelos cantos superiores e apresentado ao interlocutor com o texto voltado para ele. Da mesma forma, ao receber um cartão, deve-se segurá-lo com as duas mãos pelos cantos inferiores e ler atentamente o conteúdo.

2. Deve-se respeitar a ordem hierárquica. Em uma reunião de negócios, por exemplo, o cartão de visita do representante de maior cargo deve ser entregue primeiro, seguido pelos demais membros da equipe. Ao receber os cartões, deve-se colocá-los na mesa em frente a si, respeitando a mesma ordem.

3. Na medida do possível, deve ser feito em pé para mostrar respeito e atenção ao interlocutor. 

4. O cartão de visita representa a identidade e a reputação da pessoa ou da empresa, por isso deve ser tratado com cuidado e consideração. Não deve ser dobrado, rasurado ou amassado. Deve ser devidamente guardado no meishiire (名刺入れ) .

Essa é mais uma tradição japonesa que demonstra respeito e consideração pela outra pessoa. Ao seguir as regras e as etiquetas do meishi koukan (名刺交換), você pode causar uma boa impressão e estabelecer uma relação de confiança e cordialidade com o seu interlocutor. Vamos aprender o que devemos falar ao entregar e receber um meishi (名刺):

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img