
Ao pensarmos sobre o Japão, geralmente nos vêm em mente elementos da cultura japonesa tradicional e a cultura pop nos cernes de anime, mangá e games. Além disso, temos uma imagem de uma país futurístico, cuja tecnologia de ponta se desenvolve em várias esferas, retratados em projetos grandiosos de robôs, carros e trens extremamente velozes. Mas como perceber esses aspectos tecnológicos em atividades do dia a dia? Vamos descobrir? Hoje falaremos especialmente dos 自動販売機 (Jidouhanbaiki): as máquinas de vendas automáticas.
Sim, apesar das Jidouhanbaiki serem comuns em vários lugares do mundo, o Japão eleva o nível de variedades dessas máquinas, oferecendo um leque de produtos e serviços. Elas podem ser encontradas em quase todos os lugares, incluindo ruas movimentadas da cidade, estações de trem, prédios de escritórios, parques e áreas residenciais. É possível, inclusive, encontrá-las em estradas rurais e locais aparentemente sem circulação de pessoas. São máquinas que vendem bebidas quentes e frias, cigarros, sorvetes, refeições, frutas frescas, verduras, itens de higiene pessoal e até itens mais inusitados como ovos frescos, baterias, barras de ouro e relógios de luxo.
O mercado é tão aquecido que podemos achar restaurantes que funcionam apenas com as máquinas, sem funcionários, mas com completa interação nos aparelhos, onde os clientes escolhem produtos, personalizam opções e visualizam informações descritas sobre os itens que estão comprando. É fácil entender como se popularizaram observando essas facilidades.
Segundo a Associação de Vendas de Máquinas Automáticas do Japão em 2020 chegou a impressionantes 4 milhões de Jidouhanbaiki no país, contabilizando 1 máquina para cada 31,5 habitantes. E aí, se interessou em experimentar o uso delas um dia no Japão? Vamos aprender sobre como utilizá-las?