Japão expresso: regras de etiqueta no transporte público

transporte público
Pakutaso – Divulgação

Há algumas semanas, falamos sobre as formas de locomoção disponíveis no Japão. Hoje, vamos abordar as regras de etiqueta seguidas pelos japoneses ao usarem o tipo de transporte coletivo mais popular no país: o trem. 

No Japão, existem algumas regras de etiqueta que os usuários de trem e metro devem seguir para garantir uma viagem tranquila e agradável para todos.

A primeira regra mais perceptível é evitar falar durante o uso do transporte público, inclusive ao celular para ligação ou mensagens de voz. Se precisar atender uma ligação, recomenda-se sair do vagão ou usar o recurso de mensagem de texto. Os trens no Japão costumam ser silenciosos, independentemente do número de pessoas a bordo.

O uso do espaço também demonstra cuidado. Os passageiros procuram não ocupar mais espaço do que o necessário, evitando colocar bolsas ou mochilas no assento ao lado ou no chão. Há compartimentos superiores para acomodar os pertences. Ou, se preferir, segure sua bagagem junto ao seu próprio corpo.

Comer e beber no interior dos vagões também é considerado inapropriado. Isso pode sujar o ambiente, causar mau cheiro ou incomodar os outros passageiros. Se quiser comer algo, aguarde chegar à sua estação ou use as áreas designadas para isso.

As estações e os trens do Japão estão sempre limpos. Use as lixeiras disponíveis nas estações. Os japoneses são muito comprometidos com a manutenção da limpeza dos espaços públicos, eles costumam carregar o próprio lixo até encontrar um local adequado para descartá-lo. 

Assim como no Brasil, no Japão também é esperado que se dê prioridade aos idosos, gestantes, deficientes e pessoas com crianças. Ofereça seu assento ou ajude-os a embarcar ou desembarcar. Respeite os assentos reservados para esses grupos. Também é importante respeitar os vagões exclusivos para uso de mulheres.

Por fim, não corra ou empurre para entrar ou sair do trem ou metro. Mesmo quando há uma grande quantidade de pessoas aguardando, os japoneses fazem filas em frente as portas dos trens. Siga as orientações dos funcionários, as placas e as marcas dos locais para fila que ficam no chão. Espere os passageiros saírem antes de entrar e saia com calma e ordem. 

A seguir, algumas placas de orientação que você irá encontrar nas estações e nos trens:

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img