Japão expresso: Qual é o seu yurukyara preferido?

Você já ouviu falar de Yurukyara? Talvez não conheça o termo, mas com certeza você já viu algum. Nesta semana, vamos falar sobre os personagens mascotes super populares no Japão, que representam uma região, cidade, evento, organização ou negócio.

Yurukyara é uma contração de yurui mascot character (ゆるいマスコットキャラクター, yurui masukotto kyarakutâ). O adjetivo yurui (緩い) significa “frouxo”, mas neste caso tem vários significados, como “gentil”, “descontraído”, “divertido” ou “irrelevante”.  Outro termo popular é o gotôchi-kyara (ご当地キャラ, personagem local) que se refere especificamente às mascotes locais.

Caracterizam-se por seus designes simples e kawaii (fofos), que incorporam elementos da cultura, história ou produtos da região que representam. Geralmente são criados pelo governo local ou outras organizações a fim de estimular o turismo e o desenvolvimento econômico. No caso de empresas, o objetivo é solidificar sua identidade corporativa. O termo foi cunhado pelo ilustrador e crítico cultural Jun Miura no início dos anos 2000. Segundo Miura, para se criar um autêntico yurukyara deve-se respeitar três requisitos básicos: 

-Transmitir uma forte mensagem de amor pela sua cidade natal ou região local;

– Possuir movimentos ou comportamentos únicos e instáveis ou desajeitados;

– O personagem deve ser simples ou descontraído (yurui) e adorável.

Os Yurukyara são frequentemente projetados por artistas amadores, e muitos designs são vistos como ingênuos ou mal executados, sendo essas as características que geralmente aumentam seu apelo. Além disso, esses aspectos “amadores” são o que diferenciam os yurukyara das mascotes corporativas ou esportivas profissionalmente criadas e dos personagens orientados comercialmente como a Hello Kitty.

Os yurukyara são tão amados que, até 2020, existia uma competição anual para eleger o mais querido do Japão: o Yuru Chara Grand Prix. Teve início em 2010 e, anualmente, reunia centenas de yurukyara competidores e milhões de pessoas votavam pela internet ou por telefone. O vencedor recebia um troféu, uma medalha e muita fama. Dentre os ganhadores mais famosos está Kumamon, a mascote oficial da província de Kumamoto, no sul do Japão. Trata-se de um urso preto e vermelho que tem um sorriso largo e expressões engraçadas. Foi criado em 2010 para promover a inauguração do trem-bala Kyushu Shinkansen e se tornou um fenômeno nacional e internacional, aparecendo em vários produtos, eventos e mídias.

De acordo com o site oficial do Yuru Chara Grand Prix, mais de 690 yurukyara participaram da última edição do evento em 2020. No entanto, estima-se que existam cerca de 3 mil yurukyara no Japão. A seguir, apresentamos três yurukyara famosos e a inspiração para seus nomes. Qual é o seu preferido?

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img