Hoje, no Japão Expresso, vamos explorar mais um aspecto do universo do mangá. Você sabia que a prática da leitura de mangá está presente desde a infância na vida dos japoneses? É muito comum ver crianças, jovens e adultos lendo em todos os lugares, desde o metrô até as salas de aula. Mas afinal, por que o mangá é tão popular no Japão?
Podemos apontar seis razões, começando pela “tradição”. O primeiro mangá do Japão é do século XII, são quatro pergaminhos de imagem em estilo mangá chamados “Choju-jinbutsu-giga”. Ou seja, já faz algum tempo que essa forma de contar histórias faz parte do universo nipônico.
A segunda razão é a “acessibilidade”. Os mangás são publicados em grande escala na terra do sol nascente, o que os torna acessíveis a muitas pessoas. Além disso, são relativamente baratos e podem ser encontrados facilmente em diversos lugares, de livrarias a lojas de conveniência.
Outro aspecto que vale mencionar é a presença desse tipo de leitura desde a infância, resultando em uma espécie de “identificação cultural” que ajuda a manter sua popularidade.
A “qualidade artística” é outra forte razão. Muitas obras são conhecidas por suas ilustrações impressionantes e precisas. Você já parou para admirar os traços de um mangá? São realmente ricos em detalhes!
Outra razão é a sua “adaptabilidade”, tendo em vista que constantemente são adaptados para outras formas de mídia, como anime, filmes e jogos. Isso reforça ainda mais sua difusão.
Por fim, a “diversidade de gêneros” talvez seja a característica que mais contribui para a heterogeneidade dos leitores. A ampla gama de gêneros, que inclui comédia, romance, ficção científica, ação e aventura, entre outros, permite que pessoas de todas as idades e interesses encontrem algo que gostem.
Ficou com vontade de ler um mangá? Recomendamos duas bibliotecas de instituições que trabalham para a difusão da cultura japonesa no Brasil: a biblioteca do Bunkyo (Liberdade) e a biblioteca da Fundação Japão (Av. Paulista). Explore esse universo!
(Material cedido por yoshi! curso de língua japonesa. siga no instagram: @yoshi.cursojapones)