Japão Expresso: O universo do Mangá

No Japão Expresso de hoje falaremos um pouco sobre o universo do Mangá. Elemento presente da cultura pop japonesa, o Mangá japonês traz em suas histórias diversos aspectos culturais do povo nipônico, bem como seu estilo marcante de traços e formas. Mas, afinal, o que é o Mangá? Qual a diferença dele em relação aos quadrinhos americanos (HQs)? E como surgiu este fenômeno?

Não se sabe ao certo a origem dos mangás, mas têm-se três grandes acontecimentos que marcam essa arte: a obra “chonjungiga”, feita por volta do século XI, cujo retrato representado por animais antropomórficos refletem como era sociedade da época; a coleção de desenhos de Matsushita Hokusai, série organizada em 1814, contendo 15 volumes e intitulada de “Hokusai Mangá” que trouxe, então, o termo utilizado até hoje. E o último acontecimento no qual, de fato, a popularização do mangá ocorreu de forma consolidada, deu-se na década 1950, através de Osamu Tezuka, conhecido como o “Deus do Mangá”. Seus traços, histórias atraentes, com desenvolvimento dramático e cortes ousados, são a base para o mangá moderno e revolucionou esse universo.

Além do estilo característico do mangá, seu diferencial em relação aos quadrinhos americanos está no conceito fechado da história. No mundo dos quadrinhos, por exemplo, temos o conceito de “multiverso”, em voga atualmente, em que várias histórias sobre o mesmo herói podem ser criadas. Ou seja, há várias origens e desenvolvimento para os personagens de acordo com a época ou o “arco”. No caso do mangá, a história contada permanece, como um romance. E se a identificação do leitor não ocorreu, não há possibilidade para novas construções, o que torna o processo árduo e interessante aos mangakas (quadrinistas de mangá).

No Brasil, contamos com cinco principais editoras que publicam os mangás em língua portuguesa: Panini, JBC, NewPop, Pipoca & Nanquim e Editora Veneta. Essa variedade de editoras nos mostra o quanto o mangá se incorporou na cultura brasileira. E aí, vamos ler mangá? Acompanhe nossa coluna e aprenda várias curiosidades e expressões usadas nesse universo. O tema será abordado uma vez por mês!

(MATERIAL CEDIDO POR YOSHI!CURSO DE LÍNGUA JAPONESA – INSTAGRAM: @YOSHI.CURSOJAPONES)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img