Japão expresso: o Karê na rotina alimentar japonesa

O karê (カレー) é um prato muito popular no Japão, mas você sabia que ele não é originário desse país? Hoje vamos contar um pouco da história e das curiosidades desse delicioso prato.

No final do século XIX, os britânicos, que dominavam a Índia na época, levaram o curry indiano para as suas colônias e bases militares, inclusive para a ilha de Yokosuka, no Japão, onde havia uma base naval britânica. 

Com o passar do tempo, o karê se tornou um prato popular e querido e foi incorporado à cultura gastronômica nipônica. Os japoneses o consideram um alimento reconfortante e nutritivo e costumam consumi-lo em dias frios ou quando estão cansados. O prato está presente na rotina alimentar do país desde cedo, pois é servido nas escolas japonesas como merenda escolar. Ele é muito popular entre as crianças, que adoram o seu sabor adocicado e suave. Para o governo japonês, o prato é ideal para incentivar o consumo de carne e vegetais, que são vistos como fontes de proteína e cálcio para o crescimento dos estudantes. Além disso, o karê é fácil de preparar em grandes quantidades e pode ser conservado por mais tempo. 

O dia 22 de janeiro é o dia nacional do karê. A data corresponde ao dia em que se institui oficialmente o prato como uma das merendas escolares. Dessa forma, janeiro tornou-se o mês do karê no Japão, e muitos restaurantes oferecem promoções e variedades especiais nesse período. Alguns até realizam concursos e festivais para celebrar essa iguaria.

Outra razão para o sucesso do karê são seus benefícios para a saúde, pois contém especiarias como cúrcuma, gengibre e canela, que têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. O karê é, portanto, um prato que está presente na rotina alimentar dos japoneses por sua versatilidade, praticidade, pelos aspectos nutricionais e pelo sabor.

Uma das características do karê japonês são os diferentes níveis de picância, que variam de acordo com a marca e o tipo do curry em pó usado. Se você ficou com vontade de experimentar o karê, é possível encontrar o tablete de curry, chamado ルー (ruu), em lojas de produtos orientais ou pela internet. Você também pode fazer o seu próprio curry em pó, misturando especiarias como cúrcuma, cominho, coentro, gengibre, pimenta-do-reino, canela e cravo. Para te ajudar a escolher o nível de picância que te agrada, vamos ensinar a identificar essa informação na embalagem do produto.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img