Japão Expresso: ‘O encanto do Hinamatsuri’

É com alegria que nós, do Yoshi! Curso de Língua Japonesa, inauguramos uma nova série sobre Língua e Cultura Japonesa no Nippon Já: Japão Expresso. Neste espaço, exploraremos as diversas faces do Japão, seus aspectos culturais e linguísticos, além de curiosidades sobre o país.

Para inaugurar a coluna “Japão Expresso”, trouxemos uma das festividades mais populares desta estação: o ひな祭り(hinamatsuri), “Dias das Meninas”, celebrado todos os anos no dia 03 de março.

Nesta época, montam-se nas casas, altares com bonecas, representando a corte japonesa da Era Heian (794-1185). Essa tradição se popularizou na Era Edo (1603 – 1867) e até hoje segue firme na cultura japonesa. É válido destacar que, apesar de serem itens decorativos, segundo a crença, as bonecas têm o dom de espantar os maus espíritos e trazer bons presságios para a família. É importante, no entanto, que o altar seja desmontado na noite do dia 03 de março e remontado apenas no ano seguinte. Assim, a família garante a boa sorte trazida pelas bonecas.

Além do altar, as crianças também cantam a música Ureshii HinaMatsuri e comem doces tradicionais da festividade como kohaku mochi e hishimochi, feitos com cores que representam saúde, pureza e felicidade.

ひな祭りの言葉 “Vocabulário do HinaMatsuri”

ひな祭り(HINAMATSURI): Festival das Bonecas

お内裏様(ODAIRISAMA):  Imperador

お雛様(OHINASAMA):  Imperatriz

三人官女(SANNINKANJO): Três Damas da Corte

(Material cedido gentilmente pela YOSHI! CURSO DE LÍNGUA JAPONESA / Instagram: @yoshi.cursojapones)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img