Em nosso primeiro Japão Expresso, trouxemos curiosidades e informações acerca da festividade Hinamatsuri ou “Dias das Meninas”, festejado no dia 03 de março. Hoje, falaremos de outra data bastante celebrada no Japão: o Kodomo no Hi (子供の日), cujo dia é dedicado à felicidade das crianças. Neste feriado nacional, tradicionalmente, são hasteados o koinobori (鯉のぼり), carpas que flamulam no céu, a fim de que as crianças sejam determinadas e corajosas na vida.
A tradição, que iniciou sua prática em casas de samurais, na Era Edo (1603 – 1868), remete à uma antiga lenda sobre um cardume de peixes que tentavam subir o Rio Amarelo. Segundo a lenda, as carpas, unidas, conseguiram nadar contra a correnteza do rio e chegaram na cachoeira chamada Ryuumon, feito bastante desafiador para os peixes. Percebendo a perseverança dessas carpas em chegar ao topo da cachoeira, os ‘oni’, figuras folclóricas que protegiam o local, resolveram dificultar ainda mais a subida e, após 100 anos de tentativas, uma carpa finalmente chegou no topo da cachoeira e, como presente pela sua perseverança, os deuses a transformaram em um dragão dourado, símbolo de sucesso e coragem.
A lenda e a presença das carpas são tão cultuadas nas terras nipônicas, que se têm referências, muitas vezes, em animes e mangás! O exemplo mais clássico dessa influência está no anime Pokemon, onde podemos encontrar o pokémon ‘Magikarp’, retratado quase sempre como um pokémon que não ‘faz nada’ e que tem ‘pouco valor’. No entanto, o treinador que acredita nele, persevera treinando com este pokemón e tem uma grata surpresa com sua evolução. Depois de treinos árduos e muito mais longos que o normal, este pokémon evolui para ‘Gyarados’, que possui força e poder espetaculares. Um belo exemplo para sempre lembrarmos de que determinação nos leva a lugares inimagináveis!
Vamos aprender um pouco sobre o koinobori? Veja o significado das flâmulas:

‘