Japão Expresso: espaços públicos e suas funcionalidades

No Japão Expresso de hoje falaremos de um elemento que traz dúvidas e curiosidade aos turistas em terras nipônicas: os banheiros japoneses. O Japão é conhecido por sua limpeza em áreas externas e por sua organização em relação ao trato dos resíduos. E com os banheiros não seria diferente. São funcionais, limpos e possuem, muitas vezes, recursos tecnológicos que ficamos até confusos com seu uso. 

Inicialmente, podemos dividir os banheiros japoneses em 和式トイレ (washikitoire) e os ウォシュレット (woshiretto) com vaso mais estilo ocidental. O primeiro tipo difere dos banheiros modernos, pois utiliza um sistema de construção do vaso no nível do piso, fazendo, assim, com que seu usuário necessite agachar em vez de se sentar. Essa forma de utilização permite uma limpeza fácil e se acredita que o design promova movimentos intestinais mais saudáveis. Já o estilo mais moderno vem com uma variedade de recursos como assentos aquecidos, funções de bidê, fluxo intenso ou médio de água, opções de secagem no ar e até recursos de música para uma melhor experiência no momento de uso.  

Além disso, ao usarmos os banheiros japoneses em estabelecimentos tradicionais ou em escolas, por exemplo, é costume termos uma espécie de protocolo em relação aos calçados: tiramos os sapatos antes de entrar na área do banheiro e no local são fornecidos chinelos específicos para o espaço. Outro ponto que merece atenção é que o papel higiênico é descartado no próprio vaso, diferente do Brasil, então não estranhe caso não encontre o tradicional lixinho dentro da cabine. Por fim, temos uma característica cultural interessante na hora de lavarmos as mãos. Embora em muitos banheiros tenham secadores de mãos, os japoneses costumam levar lenços ou toalhinhas individuais na bolsa para secar as mãos. Uma ótima solução para diminuição de papel, não é mesmo? 

Está curioso para ver um vaso tecnológico? Visite a Japan House, em São Paulo. Lá é possível experimentar esse interessante artefato. E para facilitar o uso dele, vamos aprender abaixo os tipos de vasos japoneses e botões disponíveis:

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img