Japão expresso: elementos culturais nos anime – Obentô

Gourmet Girl Graffiti – Divulgação

Você já ouviu falar do obentô? Trata-se de uma refeição completa e balanceada que vem acomodada em uma caixa. É muito popular no Japão e pode ser comprado em lojas de conveniência, supermercados, restaurantes, lojas especializadas na venda desse produto (obentoya) e em máquinas de venda automática. Hoje vamos falar um pouco sobre essa delícia japonesa e indicar um anime que tem o obentô como tema!

A composição de um obentô costuma ser arroz, peixe ou carne e vegetais. Sua origem remonta ao período Kamakura (1185-1333), quando os samurais levavam comida em sacos de bambu para as batalhas. No período Edo (1603-1868), surgiu um tipo de obentô bem específico, que é vendido até hoje: o makunouchi-obentô. Esse termo significa ” obentô do intervalo da peça”, pois eram disponibilizados aos espectadores durante as pausas das apresentações de teatro Noh e Kabuki. Com a industrialização e a urbanização do Japão, tornou-se uma opção prática e econômica para os trabalhadores e estudantes, que até hoje o levam de casa ou o compram nos diversos locais que comercializam obentô.  Atualmente, existem vários tipos, que podem variar de acordo com a região, a estação do ano e a ocasião. Alguns exemplos são:

Hinomaru-obentô: é o mais simples e tradicional, leva apenas uma ameixa em conserva (umeboshi) no centro da porção de arroz. A ameixa avermelhada lembra o círculo vermelho da bandeira japonesa, também conhecida como hinomaru.

Ekiben: obentô vendido nas estações de trem, sempre trazem as especialidades de cada região. Por exemplo, um ekiben de Hokkaido pode ter frutos do mar frescos, enquanto nos de Kyoto pode ter tofu e legumes.

Kyaraben: obentô que imita personagens de desenhos animados, filmes ou jogos. Podemos ver vários vídeos nas redes sociais de kyaraben super elaborados, feitos por mães japonesas para seus filhos.

Para o Japão, o obentô representa a cultura, a tradição e a identidade do país. Não se trata apenas de uma refeição nutritiva e balanceada, mas também uma forma de expressar cuidado, afeto e respeito de quem o prepara para quem o consome. Além disso, também reflete a criatividade, a diversidade e a harmonia da culinária japonesa, que busca combinar cores, sabores, texturas e formas de maneira artística e apetitosa.

Recomendamos o anime “Gourmet Girl Graffiti” para aprender um pouco mais sobre esse elemento gastronômico da cultura nipônica. A história mostra o cotidiano de Ryo, uma garota que adora cozinhar e comer os próprios obentô que faz para levar à escola. A personagem se torna melhor amiga de Kirin, colega de classe, e ambas compartilham suas experiências gastronômicas.

Ficou com vontade de comer um obentô? Então vamos aprender algumas expressões úteis para quando você for comprar seu obentô no Japão!

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img