Japão expresso: Como podemos nos locomover no Japão?

A forma de locomoção sempre é umas das principais preocupações de qualquer viajante, mas quem pretende visitar o Japão, não precisa se preocupar, pois o país tem uma rede de transporte público ampla e eficiente. Na semana do “tudo o que você precisa saber sobre o Japão”, vamos abordar os meios transportes disponíveis na terra do sol nascente.

O trem é o meio de transporte mais utilizado. O sistema ferroviário no Japão é extenso, eficiente, confiável e cobre todo o país. Além disso, são conhecidos pela sua pontualidade e frequência. Há uma variedade de tipos, desde os mais rápidos, como os Shinkansen (trens-bala), até os locais. A principal empresa férrea do país, Japan Railways (JR), oferece o Japan Rail Pass, um passe que permite viagens ilimitadas em trens operados pela empresa por um período específico. O passe é elegível apenas para turistas estrangeiros e deve ser adquirido antes da chegada ao Japão.

As grandes cidades também possuem metrô, sendo que em Tóquio a combinação de trem e metrô é a melhor opção para deslocamento. Os tickets são adquiridos em máquinas de vendas automáticas e o valor varia de acordo com o número de estações a serem percorridas. Atenção ao fato de que o ticket precisa ser inserido na catraca tanto na entrada quanto na saída. No caso de perda, será necessário pagar novamente o bilhete. O ideal é adquirir e utilizar algum dos cartões recarregáveis disponíveis, facilita bastante o uso do sistema de transporte público.

Já os ônibus são uma opção mais barata em relação aos trens e metrôs. Em Quioto, umas das principais regiões turísticas do Japão, a melhor opção é o ônibus. A rede disponível na cidade cobre a maioria das principais atrações turísticas, a frequência dos autos é alta e o custo é relativamente barato. Há um passe de um dia disponível, boa alternativa para quem pretende visitar muitos locais no mesmo dia.
Também há serviço de táxi, mas vale salientar que o custo é alto e, devido ao trânsito, mesmo trechos curtos podem ser demorados.

O transporte entre as ilhas é geralmente feito por meio de ferryboat ou avião e os horários e preços variam de acordo com a rota e a estação do ano.

A escolha do melhor meio de transporte dependerá da sua preferência pessoal, do seu itinerário e do orçamento. Em geral, uma combinação de diferentes meios de transporte pode ser a melhor opção para explorar o país.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img