
No Japão, há diversas práticas que são costumeiras entre a população. Uma dessas atividades é a visita aos 温泉(onsen), que são as fontes termais, presentes em toda a extensão territorial do país. Além de fazer parte de forma significativa na cultura japonesa, as termas possuem propriedades terapêuticas, e relaxantes, podendo variar em temperatura, localização e minerais da água. É uma experiência que combina práticas relaxantes com beleza natural, culminando no bem-estar do usuário. Mas como essa prática se tornou tão presente no país?
A história dos onsen no Japão está profundamente entrelaçada com os desenvolvimentos culturais, sociais e religiosos do país. Dentre os relatos históricos sobre sua popularização temos o uso das fontes termais entre o antigo povo Ainu, da região norte do país, por exemplo. No viés religioso, com a influência do budismo, pois eram nas fontes que os rituais de purificação aconteciam. Porém, foi na Era Heian (794-1185) que a Cultura Onsen se estabeleceu. Os benefícios terapêuticos eram aproveitados pela nobreza e foi, inclusive, retratado nos “Contos de Genji”, obra de Murasaki Shikibu, escrita no mesmo período.
Assim, hoje temos uma variedade de fontes termais, mas com regras em comum para o usuário e que são extremamente importantes de serem respeitadas. Vamos entender as principais normas?
1) Lembre-se de verificar qual é o onsen destinado a seu gênero. As termas são separadas entre homens e mulheres;
2) Antes de entrar na água é necessário tomar banho, pois devemos entrar “limpos” no espaço. Geralmente o acesso aos banheiros fica antes das termas, então é fácil se lembrar dessa regra;
3) Não é permitido entrar com qualquer tipo de roupa, mesmo banho, exceto toalhinhas de rosto;
4) Caso tenha cabelos compridos, prenda-os. Alguns lugares fornecem prendedores;
5) Nas termas compartilhadas não é permitido fotos ou vídeos;
6) Verifique se é permitido o acesso de pessoas tatuadas. Na maioria dos onsen não é possível frequentar as termas com tatuagem. Para quem tem tatuagens pequenas, alguns locais permitem o acesso, desde que se cubra com fitas adesivas próprias para uso em onsen, já que fitas comuns deslocam facilmente em altas temperaturas.
Essas são algumas regras para aproveitar a rica cultura do onsen. Ficou interessado em experimentar os onsen do Japão? Vamos aprender, a seguir, os tipos de onsen mais populares!
