Japão expresso: as belezas de Touhoku

Lírios no monte Chōkai em Touhoku – Pakutasu

Dando continuidade à serie Japão, um país plural, exploraremos a região de Touhoku, na parte norte da principal ilha do Japão, Honshu (本州). É composta por seis prefeituras e é conhecida por suas belezas naturais, retratadas por montanhas, florestas e belo litoral, e rico patrimônio cultural, através de conhecidas festas sazonais. 

Touhoku-Chihou (東北地方) significa “região nordeste” e tem em seus registros históricos evidências da cultura Jomon (300 a.C). Com a presença de terra fértil e rica vida marinha, o desenvolvimento das primeiras comunidades estão intimamente ligadas à agricultura, pesca e caça, herança que permanece, até hoje, na região. Ainda que se tenha desenvolvido indústrias químicas metalúrgicas, e refinarias de petróleo, Touhoku fornece 20% do arroz consumido no território japonês. Além disso, podemos consumir deliciosas maçãs de Aomori e desfrutar de fontes termais em Yamagata.

Dentre os pontos turísticos destacam-se a Baía de Matsushima, onde encontramos pequenas ilhas cobertas de pinheiros, descrita pelo poeta Matsuo Basho (松尾 芭蕉) em seus haiku (poemas) e que se tornou um símbolo de representação cênico-natural da literatura japonesa. 

Já no quesito cidades históricas, temos Hiraimizu, cidade na província de Iwate, e onde encontra-se o Templo Chusonji, considerado um Patrimônio Mundial da UNESCO, com arquitetura impressionante oriunda do Período Heian (794-1185). Além disso, a cidade de Ginza Onsen, em Yamagata é conhecida por seus tradicionais ryokan (pousada) e fontes termais, um cenário típico do Japão antigo.

Por fim, não poderíamos deixar de citar o “Festival Aomori Nebuta”, que traz carros alegóricos iluminados representando figuras mitológicas e históricas. Tudo isso, acompanhado por músicas e danças tradicionais da região.  

Assim como retratamos diferenças de vocabulário na Região de Hokkaido no artigo da semana passada, vamos aprender algumas palavras do dialeto de Touhoku.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img