Chegamos ao meio do ano! No semestre que passou vimos diversas festividades tradicionais na cultura japonesa. E, hoje, compartilharemos sobre uma data muito esperada pelos amantes da cultura japonesa: o Tanabata Matsuri (七夕祭り) ou, Festival das Estrelas, comemorado anualmente no dia 07 de julho.
Ourinda de uma tradição oral, a data marca o encontro entre duas estrelas no céu, chamadas Altair e Vega, ocorrendo apenas neste dia do ano. As duas estrelas representam o amor entre os personagens principais deste conto oral.
De acordo com a lenda, Orihime era uma tecelã habilidosa e se apaixonou por Hikoboshi, um simples vaqueiro. A paixão avassaladora fez com que os dois deixassem um pouco de lado seus afazeres e deveres. Isso irritou os deuses e, como punição, eles foram separados na Via Láctea. Orihime foi colocada de um lado, representado pela estrela Vega, e Hikoboshi do outro lado, representado pela estrela Altair. Uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês lunar é permitindo que Orihime e Hikoboshi se reúnam por uma única noite. Acredita-se que esta seja a noite de Tanabata, e tornou-se um dia de celebração e desejos românticos no Japão.
Durante o Tanabata Matsuri, as pessoas escrevem seus desejos em tiras coloridas de papel chamadas tanzaku (短冊) e as penduram em galhos de bambu colocados em espaços públicos ou fora de suas casas. Decorações vibrantes e coloridas criam uma atmosfera festiva. O festival é comemorado em todo o Japão com enormes decorações de bambu elaboradas, e há desfiles, danças tradicionais, apresentações musicais, e fogos de artifício.
Aqui no Brasil, o Tanabata Matsuri é realizado em várias cidades, mas é no bairro da Liberdade, em São Paulo, que temos o festival mais popular e é considerado o maior evento japonês de rua do mundo! Um lugar onde celebramos a data, a cultura e a comunidade japonesa. Neste ano, será realizado na Praça da Liberdade nos dias 15 e 16 de julho. Vamos participar?