Japão expresso: Aprendendo com Doramas

No mês passado iniciamos nossa conversa sobre o universo dos doramas japoneses, sua origem e seu papel fundamental para a difusão da cultura japonesa. Hoje, falaremos um pouco sobre como os doramas são um ótima ferramenta para a aprendizagem do idioma japonês. 

Agora você pode estar se perguntando: “Posso realmente aprender japonês assistindo doramas?” À priori, estamos arraigados a pensar que o tempo de estudo se resume a assistir às aulas e fazer exercícios propostos pelo professor e livro didático. Além disso, por termos as produções audiovisuais como entretenimento, é difícil pensar que é possível aprender no seu ‘momento de lazer’. A verdade é que, sim, é possível e recomendado!

E mesmo que você assista aos doramas sem ter fluência, a exposição traz os benefícios de processar os tons da língua, conhecer a linguagem corporal e seu contexto cultural – e entender tudo isso é necessário para se tornar realmente fluente. Afinal, língua e cultura estão entrelaçados, não é mesmo?

E como iniciar os estudos por meio de doramas? Aqui, compartilharemos algumas dicas valiosas: 

Escolha um estilo de dorama que tenha mais a ver com seus interesses. Ao assistirmos conteúdo que nos atraem, fica mais fácil relacionar vocabulários e prestar atenção na história. 

Assista a um episódio primeiro na sua língua materna e em seguida, na língua japonesa com legendas em japonês. Sabendo contexto, as palavras e sua forma de usar são associadas de forma efetiva.

Agora foque nas cenas. Volte neste mesmo episódio e divida-os em partes ou cenas. Aqui, sua atenção estará aguçada e é neste momento que é interessante anotar as palavras aprendidas. É possível anotar em flashcards físicos ou digital, tais como ANKI, QUIZLET etc.

Por fim, assista novamente inteiro sem legenda!

Ficou curioso em testar esse método? Em muitos serviços de streaming é possível encontrar doramas japoneses. Nossas sugestões para começar seus estudos são: ‘Makanai – caminhando para a Casa Maiko’, ‘Midnight Diner: Tokyo stories’, ‘Que chegue a você: kimi ni todoke’ e ‘Esposa em tempo integral’. Além do clássico, Hana Yori Dango, adaptado do mangá japonês escrito por Yoko Kamio e publicado entre 1992 e 2003. 

(material cedido por Yoshi!

Curso de Língua Japonesa Siga

no Instagram: @yoshi.cursojapones

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img