Japão expresso: A tradição do Tsukimi

Nesta semana, vamos apresentar uma tradição japonesa chamada Tsukimi (月見), que consiste em apreciar e agradecer à lua cheia de outono pelas colheitas. A celebração acontece no 15º dia do oitavo mês do calendário tradicional japonês, conhecido como Jūgoya (十五夜, décima quinta noite). Esse dia normalmente cai em setembro do calendário solar moderno. 

O ritual teve origem na China, onde é conhecido como Festival do Meio de Outono, e foi adotado pelo Japão durante o período Heian (794-1192), pelos aristocratas japoneses que começaram a se reunir para recitar poesia sob a lua cheia denominada “lua do meio outono” (中秋の名月, chūshū no meigetsu). 

Algumas das tradições do Tsukimi são decorar a casa com ramos de capim dos pampas japoneses (すずき- susuki), servir os chamados pratos de Tsukimi (月見料理, tsukimi ryōri) compostos por bolinhos de arroz (月見団子- tsukimi-dango), os quais simbolizam felicidade e boa saúde, taro, edamame, castanhas e outros alimentos sazonais. Além disso, saquê também entra como uma das oferendas à lua, a fim de agradecer e orar por colheitas abundantes. 

O coelho é o maior símbolo do tsukimi, pois há uma lenda muito popular na Ásia, com várias versões, do coelho que mora na lua. Uma delas diz que o animal, muito bondoso, um dia encontrou uma velha senhora faminta e decidiu fazer mochi para ela. Ele pediu a ajuda dos outros animais, mas eles se recusaram. O coelho então usou seu próprio corpo como ingrediente para fazer o doce. A velha senhora era na verdade uma deusa, que ficou impressionada com a bondade do coelho e o levou para a lua, onde ele continua fazendo mochi.

O Tsukimi não se limita à lua cheia do oitavo mês. Há também uma celebração da lua crescente no mês seguinte, conhecida como Jūsan’ya (十三夜), que significa “décima terceira noite”. Nessa ocasião, as oferendas são diferentes: feijão ou castanha, ao invés de batata-doce ou taro. Essa tradição é chamada de Mamemeigetsu (豆名月) ou Kurimeigetsu (栗名月), que significam “lua da colheita de feijão” ou “lua da colheita de castanha”, respectivamente.

Interessante, não? Quem não gosta de apreciar uma bela lua cheia? Então,  prepare-se para realizar o Tsukimi desse ano no dia 29 de setembro (sexta-feira). Nessa data, a lua estará em sua fase mais brilhante e bonita.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img