Agências de turismo no Japão esperam alto fluxo de clientes após popularização de animês ‘The First Slam Dunk’ e ‘Suzume’

Sucesso na China, animê suzume despertou interesse de chineses em visitar o Japão

As empresas de turismo e os governos locais japoneses estão ansiosos. Não por conta da reabertura das fronteiras para turistas estrangeios, mas pelo sucesso estrondoso dos animês “The First Slam Dunk” e “Suzume“. Fora do arquipélago, ambas as produções estão nos primeiros lugares de aduiência em países como China e da Coreia do Sul, despertando o interesse para visitar locais da vida real associados às animações.

Trip.com Group Ltd., uma importante agência de viagens on-line chinesa, lançou uma campanha promocional sincronizando-a com o lançamento no final de abril de “The First Slam Dunk” na China, na esperança de promover o turismo em locais ligados a cenas de o Slam Dunk original, um anime clássico de basquete e uma série de mangá da década de 1990.

Um local popular é uma travessia pitoresca com vista para o oceano em Kamakura, uma cidade litorânea na província de Kanagawa, ao sul de Tóquio, associada à cena de abertura do anime Slam Dunk para TV, onde o protagonista fica em frente a uma versão animada do cruzamento ferroviário. .

Nos últimos anos, os fãs se aglomeraram no cruzamento da estação Kamakura Kokomae, inclusive durante a semana. É provável que a tendência continue à medida que o turismo receptivo retorna aos níveis pré-pandêmicos.

O Japão agora suspendeu seus controles de fronteira COVID-19 para todas as chegadas. Da mesma forma, a China encerrou sua rigorosa política de “zero-COVID” no início deste ano, abrindo caminho para que as pessoas do país viajem para o exterior, embora as viagens em grupo ao Japão ainda não tenham sido retomadas.

“O filme me fez querer ir ao Japão”, comentou um fã chinês na página oficial da conta Weibo do Trip.com.

A travessia é um dos muitos lugares que os fãs visitam como parte do “seichi junrei”, que significa “peregrinação sagrada”. O termo é usado para descrever o fenômeno de fãs que visitam locais que são a inspiração ou são inspirados por famosos animes, filmes e dramas de televisão japoneses.

Zen Chai, que viajou de Cingapura para o Japão, foi uma das dezenas de visitantes nas calçadas em frente ao cruzamento no final de abril. Outros eram da China, Coreia do Sul, Taiwan e Hong Kong, entre outros lugares.

Chai, 33, disse que está “animado” para finalmente ver o local devido às suas boas lembranças do Slam Dunk original, um anime que o lembra de seus dias de estudante jogando basquete. Outro fã, Hsinchi Wang, 45, disse: “É muito popular em Taiwan. Há uma nostalgia do ensino médio”.

De acordo com Takeshi Okamoto, professor associado do Departamento de Sociologia Aplicada da Universidade de Kindai, na província de Osaka, as coisas que as pessoas apreciam durante a infância tornam-se parte de sua identidade. “Quando adultos, as pessoas podem ser estimuladas por um sentimento de nostalgia a visitar lugares ligados às suas memórias de infância”, disse ele.

Com as restrições do COVID-19 fazendo com que muitos fiquem em casa, Okamoto disse que a pandemia também levou as pessoas a se inscreverem em sites de streaming, como o Netflix, e a assistirem mais anime do que de outra forma.

“Agora, muitas pessoas querem ir para o Japão, pois se lembram daqueles tempos difíceis em que assistiam anime (durante a pandemia)”, acrescentou Okamoto.

Cinemas da Coreia do Sul ficaram lotados com exibição de “Slum Dunk”

Em 15 de maio, as bilheterias de “The First Slam Dunk” totalizaram 636,14 milhões de yuans (US$ 91 milhões), com o número de espectadores atingindo cerca de 17,6 milhões, de acordo com o aplicativo local de dados de filmes Maoyan Professional.

A mania do Slam Dunk também levou a uma demanda renovada por um determinado saquê japonês, vendido por uma cervejaria na província de Fukuoka. Em homenagem ao personagem do criador do mangá Takehiko Inoue, a garrafa “Mii no Kotobuki” é vendida com uma etiqueta vermelha “+14” desde 2013, inspirada no número na camisa do atirador de três pontos Hisashi Mitsui, uma figura-chave na franquia Slam Dunk.

O nome Mitsui foi derivado do saquê, um dos favoritos de Inoue. As vendas atingiram 10.000 garrafas ao longo de um mês após seu lançamento, um número que normalmente leva um ano para o fabricante de saquê atingir.

Recentemente, a empresa publicou um aviso online informando aos clientes que a garrafa de saquê especial não está à venda na cervejaria depois que alguns visitantes da China viajaram para lá em busca de comprá-la.

A empresa, que foi fundada em 1922, vende o saquê engarrafado especial para sua base de clientes de cerca de 110 lojas em todo o Japão, e eles já foram destinados a atender clientes na China e na Coréia do Sul anualmente, embora agora estejam em falta de oferta para esses mercados, disse Tadatsugu Inoue, CEO da empresa.

Igualmente popular na China e na Coreia do Sul é “Suzume”, um filme de anime que segue a jornada de uma estudante de Kyushu, sudoeste do Japão, para o norte do país em uma missão para fechar várias “portas” ou portais sobrenaturais. para evitar desastres.

A primeira porta do filme de Makoto Shinkai, inspirada no terremoto e tsunami de 2011 que atingiu a região de Tohoku, no nordeste do Japão, parece com os restos de uma locomotiva na cidade de Kusu, na província de Oita.

Keita Shinkawa, da associação de turismo da cidade, disse que estar vinculado a Suzume é uma “chance” de impulsionar o turismo na área. “Espero que os visitantes também vejam e apreciem os vários outros encantos da cidade.”

Uma réplica da porta do filme foi instalada na cidade de Yamada, na província de Iwate, outro local que foi gravemente afetado pelo desastre.

A associação disse que espera que os visitantes possam ver como os residentes da cidade portuária na costa de Sanriku, que tem uma história de tsunamis, perseveraram durante os períodos de reconstrução.

Em 2019, antes que o surto da pandemia de COVID-19 significasse o fechamento de fronteiras em todo o mundo, o Japão recebeu quase 10 milhões de visitantes da China continental, representando o maior grupo entre todos os visitantes estrangeiros e totalizando 30% de todos os turistas recebidos, mostraram dados oficiais. .

No início deste ano, a China reabriu suas fronteiras e retomou as viagens em grupo ao exterior. Mas o Japão não está entre os 60 países que Pequim designou como destinos turísticos oficiais.

Embora o Japão ainda seja considerado um dos destinos de viagem mais desejados por muitos na China, outros países do Sudeste Asiático, como a Tailândia, estão surgindo como rivais em potencial.

A Tailândia tem sido muito receptiva aos turistas chineses. Seu vice-primeiro-ministro cumprimentou pessoalmente o primeiro grupo de viajantes que chegaram depois que eles desembarcaram em janeiro, e viajantes individuais da China podem obter vistos na chegada ao entrar no país.

Shintaro Chaya, representante-chefe da Organização Nacional de Turismo do Japão no escritório de Pequim, disse: “Não devemos presumir que os viajantes virão ao Japão com certeza”, acrescentando que, se os turistas que chegam da China não se sentirem bem-vindos, provavelmente irão para outro lugar. .

Torcedores excessivamente entusiasmados também se tornaram motivo de preocupação entre os moradores locais. A travessia de Kamakura, por exemplo, tornou-se um destino tão popular que uma placa escrita em japonês, inglês e chinês foi instalada nas proximidades pedindo às pessoas que respeitem as regras de segurança, como pedir que não andem nos trilhos do trem.

Okamoto pediu um equilíbrio entre turistas e residentes. “Quando os visitantes têm encontros felizes em suas viagens e voltam para casa com boas lembranças, eles querem voltar”, disse ele.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img