Japan House São Paulo inaugura exposição ‘DO’ no Peru

Hiroyuki Ueno (presidente da Fundação Japão no Peru), Miku Hashimoto (cônsul), Claudio Kurita (diretor institucional da JHSP) e embaixador Kazuyuki Katayama

A Japan House São Paulo e a Embaixada do Japão no Peru, com o apoio da Asociación Peruana Japonesa, apresentam, pela primeira vez no país, a exposição ‘DŌ: A Caminho da Virtude’, uma mostra que permitirá ao público peruano conhecer as verdadeiras histórias, técnicas e conceitos de disciplina das artes marciais japonesas, como do Aikidô, Kendô, Karatedô, Judô, Sumô e Kyudô. 

A exposição pode ser visitada no Circuito Mágico de las Águas do Parque de la Reserva, até 6 de agosto, das 15h às 22h. Para complementar a experiência, a exposição conta com uma intensa programação de demonstrações de vários dojos, cujo conteúdo explor artes marciais como o aikidô, kendô, karatê, judô e kyudô. 

Criada para todos aqueles que sentem uma atração pela cultura japonesa, o objetivo da exposição é gerar um vínculo de conhecimento e diálogo intercultural no ano das comemorações dos 150 anos de relações diplomáticas entre o Peru e o Japão.

Plataforma – A Japan House São Paulo é uma instituição que trabalha para disseminar o conhecimento sobre o Japão para a comunidade internacional, atuando como uma plataforma para a geração de oportunidades de cooperação e intercâmbio entre o Japão e outros países. Fundada em 2017 na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo (Brasil), a Japan House retrata o Japão de diversas perspectivas, incluindo a das artes visuais, do turismo, dos esportes, da gastronomia, da literatura e dos negócios, por meio de exposições, conferências, workshops e outras atividades variadas. 

Desde 2021, atuando em colaboração com importantes espaços culturais, vem apresentando exposições nos estados brasileiros das regiões Norte, Nordeste e Sul, bem como em outros países da América Latina, incluindo a Argentina, o México e, a partir de agora, o Peru. Com essas iniciativas, a JHSP visa fortalecer os laços existentes e promover outros entre a América Latina e o Japão. 

Benefícios – Para o diretor Institucional da JHSP, Claudio Kurita, “a exposição ‘DŌ: No Caminho da Virtude’, é uma oportunidade para que os peruanos possam conhecer tudo que envolve as diversas artes marciais japonesas que além da parte de benefícios para saúde traz elementos da disciplina e valores essenciais nos dias de hoje”.

De acordo com o embaixador do Japão no Peru, Kazuyuki Katayama, a exposição faz parte das festividades dos 150 anos de relações diplomáticas entre o Peru e o Japão. Para ele, “é uma grande honra comemorar com essa mostra famosa, que permitirá que os peruanos compreendam melhor a cultura japonesa, e poder estreitar ainda mais os laços de amizade entre os dois países”

Filosofia ‘DŌ’ – Na cultura japonesa, o termo ‘DŌ’ é usado para se referir a um caminho ou via, sendo frequentemente associado às artes marciais, à disciplina, ao treinamento e ao desenvolvimento pessoal. Os praticantes dessa filosofia desenvolvem habilidades em artes marciais unindo mente, técnica e corpo, além de fortalecerem o caráter e o senso de moralidade. Mais do que um esporte, os praticantes das artes marciais baseadas na filosofia ‘DŌ’ desenvolvem seu próprio estilo de vida fundamentado em disciplina e esforço.

Na exposição ‘DŌ: A Caminho da Virtude’, são apresentadas as histórias e curiosidades de cada uma destas modalidades desportivas, destacando seus verdadeiros conceitos e as características que apresentam em comum.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img