Japan House São Paulo destaca ‘robôs amigáveis’ característicos do Japão

Lançado em 2018, Aibo é um robô de entretenimento que se conecta com pessoas no dia a dia – Divulgação

Os friendly robots, ou robôs amigáveis, em português, projetados para interagir com os humanos de maneira simpática, segura e colaborativa, são o tema da nova exposição da Japan House São Paulo, “Convivendo com robôs”, que acontece até 31 de março de 2024. 

A mostra pretende retratar aspectos particulares do desenvolvimento de robôs japoneses, oferecendo a oportunidade de refletir sobre a convivência com eles de forma amigável, assim como eles são incorporados no cotidiano japonês atual.

Com o objetivo de desmistificar e familiarizar para uma possível coexistência futura com tais elementos, a mostra apresenta 11 robôs em quatro categorias: colegas de trabalho, companheiros, comunicativos e os que ajudam os humanos. “São robôs que já existem e são usados na prática. Não são de ficção, com o objetivo de aumentar a eficiência ou como protótipos em desenvolvimento”, declara o curador Zaven Paré, pesquisador do segmento de tecnologia e robótica. A exposição destaca principalmente os exemplares que existem como companhia com ênfase na comunicação não-verbal, possuindo, inclusive, a função de expressão emocional, ao invés de um dispositivo apenas de comunicação.

Projetados com inteligência artificial e sensores sofisticados, o que lhes permitem compreender e responder às necessidades e expressões humanas de forma intuitiva, os robôs amigáveis têm sido empregados em estabelecimentos comerciais, escolas, hospitais, casas de repouso e até no cotidiano doméstico, tornando-se verdadeiros assistentes pessoais ou até membros da família. “Acredito que o HAL deve ganhar muita atenção do público adulto, principalmente. Ao observar um exoesqueleto é possível criar uma conexão instintiva, pois as pessoas se projetam envelhecendo – e este robô pode funcionar como um suporte importante no futuro de cada indivíduo”, ressalta Paré.

Paro possui senseores de reconhecimento de voz, tato e luz

Aibo – A mostra apresenta os exemplares aibo (Sony Group Corporation), BIG CLAPPER (BYE BYE WORLD Inc.), Gatebox (Gatebox Inc.), HAL – Hybrid Assistive Limb (CYBERDYNE Inc.), LOVOT (GROOVE X, Inc.), necomimi (NeuroSky Co., Ltd. /neurowear), NICOBO (Panasonic Entertainment & Communication Co., Ltd. | ICD-Lab Toyohashi University of Technology), PARO (National Institute of Advanced Industrial Science and Technology), Pepper (SoftBank Robotics Group Corp.) e Qoobo (Yukai Engineering Inc.). “O presente no Japão nos conta um pouco sobre o futuro em todo o mundo, por exemplo, a solidão no contexto do envelhecimento populacional. O Japão é um laboratório. Alguns desses robôs demonstram como é possível motivar e interagir. São robôs empáticos, que trazem apelos emocionais e expressões universais como o ato de bater palmas ou um olhar mais expressivo.”, comenta Paré.

Linha do tempo – A exposição mostra ainda uma linha do tempo sobre a história do robô no Japão e no mundo, considerando a realidade e a ficção científica. Destaque para o ancestral dos robôs: o autômato servidor de chá Chahakobi Ningyô. Típico do Japão, ele aparece em romances populares no período Edo e é fruto do progresso técnico da relojoaria, figurando na origem da concepção de máquinas industriais. 

Para aprofundar o tema da exposição, a JHSP oferecerá uma programação paralela com painéis de discussão sobre robôs no setor hospitalar, demonstrações e seminários com o objetivo de promover intercâmbio durante o período expositivo. Dentro do programa JHSP Acessível, a exposição “Convivendo com robôs” conta com recursos táteis, audiodescrição e Libras.

Exposição “Convivendo com robôs”

Quando: Até 31 de março de 2024

Onde: Japan House São Paulo, térreo – Avenida Paulista, 52, São Paulo/SP

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h

Entrada gratuita

Reservas online antecipadas (opcionais): https://agendamento.japanhousesp.com.br/

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img