Interessados podem adquirir os tooros para a cerimônia religiosa pelo Whatsapp

Homenagem pode ser feita mesmo à distância soltura dos tooros continua sendo o ponto alto -Wagner Assanuma

Tradicional em várias regiões do Japão, o Tooro Nagashi (onde tooro significa “lanterna de papel” e nagashi “levar-se ao vento”) é uma cerimônia em homenagem aos mortos, que normalmente acontece ao anoitecer do último dia do Obon, feriado japonês de finados com duração de três dias. Em águas de rio ou mar, os participantes soltam barquinhos (tooros) contendo velas acesas e os nomes dos antepassados falecidos. Um dos Tooro Nagashi mais famosos do Japão é o de Nagasaki

No Brasil, o primeiro Tooro Nagashi foi celebrado em 1955, em Registro, poucos anos após um viajante japonês de passagem pela região ter caído e se afogado no Rio Ribeira de Iguape ao tentar lavar o rosto de manhã.

E é nesse local, na margem do Rio Ribeira de Iguape, à Rua Miguel Aby Azar, área central da cidade, que até hoje acontece a mais tradicional cerimônia religiosa do Tooro Nagashi e que este ano chega a sua 69ª edição nos dias 01 e 02 de novembro.

Realizado pela Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro (Bunkyo) e Nichirenshu Emyoji, o e evento cresceu ao longo dos anos e ganhou também uma programação artística. No entanto, o ponto alto continua sendo a soltura dos barquinhos, sempre ao anoitecer do segundo dia de celebração. Trata-se de um espetáculo que envolve religiosidade e beleza.

Os tooros são confeccionados em madeira e papel colorido. A montagem é feita por alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Registro, do Apoio ao Menor Esperança (AME), por voluntários do Bunkyo e pelo Departamento de jovens do Bunkyo, o “Oniguiri Seinenbu”.

Cada tooro é iluminado por uma vela e carrega uma lâmina de papel com o nome da pessoa homenageada, que pode ser escrito em português ou ideograma japonês (kanji). 

Contribuições para os tooros – Os tooros podem ser adquiridos na secretaria do Bunkyo de Registro ou no local do evento: (13) 3822-4144 / (13) 99654-4709 e-mail acnbrgt@uol.com.br O valor de contribuição para cada Tooro é R$ 35,00.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img