Previsões e palpites sobre os times que devem chegar à final da Copa não faltam. Os japoneses, conhecidos pela alta tecnologia, tambêm não ficaram de fora do “bolão”. A agência de notícias JX News construiu um modelo matemático próprio usando inteligência artificial para simular os resultados de todos os jogos da Copa – por 10 mil vezes. Os resultados apontam o Brasil como o mais provável para levantar a taça, com 12,2% de chances.
Detalhes sobre cada jogo simulado e o resultado individual por cada país estarão disponíveis no aplicativo “NewsDigest” a partir do dia 20, também no idioma inglês, além do japonês. Na lista, aparecem logo após a seleção canarinho a Argentina, seguida de França, Inglaterra, Holanda, Espanha, Bélgica, Portugal e Alemanha.
E a seleção japonesa? Segundo o mesmo algoritmo, a probabilidade dos japoneses levarem o título é de 0,4%. No ranking, o país consta como 23º colocado, dentre 32 países participantes da Copa.
Para a elaboração deste sistema de simulação, foram aproveitadas a experiência de análise eleitoral da agência JX News, que habitualmente trabalha com desenvolvimento de modelos matemáticos e aprendizagem de máquinas.
Na eleição para a Câmara dos Vereadores, ocorrida em julho no Japão, a agência simulou a probabilidade de eleição de cada candidato, com base nos mais diversos relatórios jornalísticos e meta-análise através de modelos matemáticos, sob a supervisão do professor associado Michio Umeda, da Universidade Komazawa. A simulação serviu como material para que os usuários do aplicativo e eleitores tomassem suas decisões de voto.
Nos testes dos resultados dos jogos da Copa, a agência construiu um modelo matemático com base nas informações sobre os resultados de jogos anteriores da Copa, bem como as capacidades das seleções de cada país e os resultados de seus jogos internacionais mais recentes.
A probabilidade de vitória de cada país foi calculada a cada partida realizada, seguindo o processo real dos jogos da Copa do Mundo. Uma série de cálculos para determinar a seleção ganhadora e a outra perdedora de acordo com essa probabilidade foi repetida 10 mil vezes.
A simulação será atualizada diariamente durante todo o período que acontecem os jogos, refletindo os resultados reais das partidas.