Inscrições para bolsas da The Nippon Foundation prosseguem até 17 de julho

The Nippon Foundation

Inscrições devem ser feitas até o dia 17 de julho: oportunidade para jovens descendentes realizarem sonhos e projetos

A Associação Kaigai Nikkeijin Kyokai, com sede em Yokohama (Japão), está com inscrições abertas para bolsas de estudos do projeto “Nikkei Scholarship” (Projeto Realização dos Sonhos) da Nippon Foundation (Nippon Zaidan), que tem como objetivo oferecer uma oportunidade a jovens descendentes de japoneses residentes, principalmente, nos países da América do Sul e Central (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, República Dominicana, México, Paraguai, Peru, entre outros) para realizar sonhos e projetos que contribuam para o desenvolvimento de seu país  de origem e também da sociedade local, visando promover um maior nível de entendimento entre o Japão e seu país de origem através da bolsa de estudo no Japão.

As inscrições devem ser feitas até o dia 17 de julho deste ano. Os formulários de inscrição devem chegar à associação até a data limite. Não serão aceitas inscrições via fax e e-mail.

Os requisitos necessários para a inscrição são: 1) Ser descendente de japoneses (nacionalidade, formação acadêmica e experiência no Japão não são requeridos); 2) Ter idade entre 18 e 35 anos; 3) Ser indicado por uma instituição nikkei; 4) Que, após adquirir os conhecimentos em sua área, aplique o que aprendeu em seu país de origem; 5) Que atue como um elo entre o Japão e seu país; 6) Que participem ativamente das iniciativas promovidas pelos estagiários e das iniciativas que contribuem para a sociedade

Fases – As fases seletivas são as seguintes: 1ª Fase – Seleção através dos documentos: início de agosto de 2023; 2ª Fase – Seleção através de entrevista (presencial ou online): meados de setembro/início de outubro de 2023. O resultado final será definido nos primeiros 10 dias de outubro de 2023.

Será enviado aviso de aprovação ou reprovação para todos que se inscreverem.

São oferecidas 5 vagas. Os candidatos devem escolher a sua entidade e efetuar a negociação para a inscrição. As escolas da língua japonesa, no entanto, serão indicadas pela associação. Caso a instituição onde será realizada o estágio (pós-graduação ou graduação) a partir de 1º de abril de 2024 estiver definida, apresentar a “Carta Informal de Consentimento de Ingresso”. Se não for possível obtê-la até a inscrição, é necessário mencionar o nome da instituição pretendida no “Plano de Estágio”. Em ambos os casos, o requerente deve apresentar o Certificado de Autorização de Ingresso” até o final de março de 2024.

A partir de 1º de abril de 2024, o bolsista passa a frequentar escola de língua japonesa e nesse período deverá, por conta própria, realizar as negociações para ingresso ou prestar os exames para a instituição desejada. Se esta não for definida até o final de março de 2025, a bolsa será cancelada.

Benefícios – Ao bolsista será concedido passagem aérea de ida e volta; despesas escolares como taxas de exames, aulas, matrículas e materiais didáticos determinados pela escola; despesas para participação em estágios coletivos, congressos, etc. e luva de até 200 mil ienes.

A duração da bolsa é  de, no máximo, 5 anos. Porém, em caso de repetência ou violação dos princípios da bolsa, ela será cancelada. 

É necessário nível de língua japonesa suficiente para viver o cotidiano sem dificuldades e acompanhar as aulas na instituição onde será realizado o estágio (se o estagiário desejar, pode fazer um curso de japonês com duração de 6 meses a 1 ano).

Inscrições – Os candidatos deverão consultar o site: www.jadesas.or.jp para acessar os formulários necessários para as inscrições. Os documentos devem ser enviados até o dia 17 de julho.

Endereço para entrega de documentos

2-3-1, Shinko, Naka-ku, Yokohama-shi, Kanagawa, 231-0001, Japão

JICA Yokohama 2F “Kaigai Nikkeijin Kyokai / Nikkei Scholarship”

TEL: 045-211-1788 FAX: 045-211-1781

Para mais informações contatarwww.jadesas.or.jp

E-mail: saitran@jadesas.or.jp

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img