Hyogo: a província reconhecida pela máxima qualidade de saquê

Região concentra dezenas de produtores de saquê, cada qual com suas características e nuances

A província de Hyogo, no Japão, é famosa pela sua paisagem exuberante e pelo famoso Kobe Beef (carne considerada uma das mais saborosas do mundo). Mas, o que poucos sabem é que a província é referência mundial em produção e qualidade de seus saquê. Aliás, a província responde por cerca de 30% da produção de saquê do arquipélago.

Após a era Edo (1603-1868), toda a região tornou-se conhecida como uma importante área de produção de saquê. Os produtores descobriram que o tipo de arroz produzido e a água disponível ofereciam condições adequadas para a produção de saquê.

Bebida ganhou fama mundial

Itami foi o berço do saquê, onde Shinroku Yukimoto, filho do senhor da guerra Sengoku, que tinha o apelido de Sanin Kirin, estabeleceu um método de fabricação de cerveja por volta de 1600. Até então, o saquê era um tanto “escondido”, mas, com o passar do tempo o saquê de cor mais clara e transparente se espalhou rapidamente por todo o país.

Produção de arroz para saquê

Do arroz voltado à produção de saquê, calculam-se cerca de 100 tipos. O “Yamada Nishiki” é considerado um dos melhores, pois é usado em quase todas as fábricas que produzem a bebida. As características do saquê na prefeitura de Hyogo variam de área para área, como é chamado “Hyogo Gokoku”, e é difícil mostrar as características em geral, mas o saquê na área de Nada, onde o tipo “Yamada Nishiki” é produzido, é rico e seco. Tem a característica de ser descrito como “bem dos homens” pelo seu gosto.

Tipos de saquê – Os saquê se dividem em oito categorias, cuja diferenciação se dá na questão física da bebida (tipo de arroz, água, adição ou não de álcool), e existem pelo menos 30 tipos de saquês diferentes, que são classificados de acordo com as técnicas de produção.

O saquê é a bebida mais consumida do Japão e o sommelier ressalta que “é a cerveja deles”. No país de origem, é possível encontrar tanto a bebida sendo vendida em packs nos mercados, como em garrafas mais sofisticadas com rótulos feitos à mão. Pelo mundo, o Estados Unidos é o país que mais importa e consome a bebida.

____________________________________

Nobuyuki Nagata (à dir.) entrega um exemplar legítimo de saquê de Hyogo ao presidente do Nippon Já, Tadao Ebihara

Visita de Hyogo ao Nippon Já – Depois de o governo da província de Hyogo anunciar, em dezembro do ano passado, o fechamento de dois dos cinco escritórios internacionais de representação – entre eles do Brasil – o diretor-presidente do Escritório do Governo da Província de Hyogo-Japão no Brasil, Nobuyuki Nagata, esteve semana passada na capital paulista onde cumpriu uma série de compromissos, incluindo uma visita ao presidente da Associação Brasil Nippo – que edita os jornais Nippon Já (em português) e Diário Brasil Nippou (em japonês) –, Tadao Ebihara.

Durante o encontro, Nagata, que nasceu na Província de Hyogo e iniciou sua carreira como funcionário do Governo de Hyogo em 1993, falou sobre as principais atividades do escritório sediado na capital paranaense, entre elas o de promover intercâmbio com o Estado do Paraná e as cidades-irmãs (Hyogo possui cinco cidades co-irmas no Brasil: Curitiba-Himeji, Maringá-Kakogawa, Londrina-Nishinomiya, Paranaguá-Awaji e Kobe-Rio de Janeiro), além de apoiar intercâmbios culturais, de negócios e educacionais e outros projetos de cooperação.

Em 2018, nas comemorações dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, que teve como ponto alto a visita de Sua Alteza Imperial, a princesa Mako, o Governo da Província de Hyogo-Japão e cidades-irmãs marcaram presença na Expo Imim 110, realizada na cidade de Maringá. Outro destaque foi o projeto que prevê a construção de estações multiuso nas estradas do Paraná e também a participação na campanha Cesta Solidária Paraná.

Nobuyuki Nagata, que retornará ao Japão no final de março. explicou que Hyogo também é conhecida pela carne Wagyu e pela produção de saquê.

 

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img