O visual pode não agradar tanto os ocidentais, mas o Honda N-Box caiu nas graças dos consumidores japoneses. Após amargar a segunda colocação em 2021, a minivan voltou ao topo do ranking dos mais vendidos em 2022.
No total, foram 202.197 unidades, um aumento de 7% em relação ao ano anterior. Seu rival direto, o Toyota Yaris, registou uma queda de 20,8%, com 168.557 unidades vendidas, colocando-o no segundo lugar.
O estilo do N-Box pode enganar à primeira vista. Por fora aparenta ser bem compacto, mas o interior surpreende pelo amplo espaço – item que está na prioridade dos japoneses na hora de fechar uma compra. O N-Box oferece ainda uma gama de recursos tecnológicos e itens de segurança, como sistema anti-colisão (que detecta pedestres e até bicicletas), sensores em todo o carro para manobras seguras, faróis inteligentes, sistema de navegação próprio e demais itens.
No ranking, cinco dos principais carros de passeio eram minivans, projetados para trabalhar em torno de padrões limitados para fornecer a quantidade máxima de espaço interno. O único “diferente” foi o Toyota Corolla que passou por pequenas mudanças de design e aumentou suas vendas em 18,7%, para 131.548 unidades em 2022. Com isso, acelerou para o terceiro lugar.