
No último dia 16 de junho, no Centro Esportivo Tietê, na zona Norte de São Paulo, a Federação de Rádio Taisso do Brasil (Fertbra) realizou o 38° Festival de Ginástica Rítmica Radio Taisso em Comemoração ao 46° Aniversário da Federação de Radio Taisso do Brasil, 116 Anos da Imigração Japonesa no Brasil e Dias Municipal e Estadual do Radio Taisso (18 de junho).
O evento contou com a presença do cônsul Takahiro Yamauchi; da vice-cônsul Yuka Nogami; dos vereadores Aurélio Nomura e George Hato; do presidente da Assistência Social Dom José Gaspar Ikoi-no-Sono, Izumu Honda; e do representante do Conselho de Educação Física da 4ª Região, Wagner Oliveira, além de diretores, instrutores e cerca de 300 praticantes de 40 grupos de São Paulo.
O ponto alto foi a homenagem do Consulado Geral do Japão em São Paulo a sensei Sachiko Ono com a outorga do Diploma de Honra ao Mérito do Cônsul Geral em reconhecimento a sua contribuição, por 35 anos – de 1985 a 2020 – para a promoção da amizade e da compreensão mútua entre o Japão e o Brasil por meio do Rádio Taissô. O diploma foi entregue pelo cônsul Takahiro Yamauchi.
Na abertura, foi feito um minuto de silêncio em homenagem póstuma aos diretores e praticantes já falecidos.

Abrindo a série de discursos, o presidente da Fertbra, Clovis Kusano agradeceu imensamente o “patrocínio integral” do vereador Aurélio Nomura, que tornou possível a realização do Festival. “Foi uma longa preparação e fomos prontamente atendidos pelo vereador e seus assessores que nos ajudaram com tudo que precisávamos”, lembrou o presidente.
Aurélio Nomura, por sua vez, parabenizou a professora Sachiko Ono, que há cerca de um ano é acolhida pelo Ikoi-no-Sono, instituição fundada por D.Margarida Vatanabe e localizada em Guarulhos (SP). “A professora Sachiko Ono, que por quase 40 anos prestou relevantes serviços ao Rádio Taissô, ajudou, com muito trabalho, a propagar a prática da ginástica rítimica no Brasil e hoje essa atividade é uma grande referência para nós”, destacou o parlamentar que lembrou sua luta, jutamente com o ex-presidente da Federação, Jorge Kinoshita, para excluir a obrigatoriedade da presente de um profissional de Educação Física em cada ponto que se pratica Rádio Taissô.
Saúde física e mental – “Percorremos todos os pontos de prática pois havia uma certa preocupação com relação ao RádioTaissô. Saímos pesquisando e tivemos a feliz surpresa de encontrar, em Mogi das Cruzes, um filho de uma praticante que estava elaborando uma tese de pós-graduação sobre os benefícios da ginástica e com base nesse estudo conseguimos seguir em frente”, recordou Aurélio Nomura.
“Hoje nós sabemos que o Rádio Taissô, além de fazer bem para a saúde física, faz muito bem também para a saúde mental. Esse encontro diário, essa convivência entre todos vocês fortalece o círculo social”, explicou o vereador.
O vereador George Hato “endossou” as palavras do seu colega e parabenizou os praticantes. “Vendo vocês tenho orgulho de carregar o sangue nipônico”, disse.
Em sua fala, o cônsul Takahiro Yamauchi lembrou que, no Japão, a prática do Rádio Taissô foi regulamentada em 1º de novembro de 1928 em comemoração e homenagem à ascensão do então Imperador Hirohito ao trono, “toando-se muito popular em escolas e empresas”.
Qualquer idade – “Com instruções de movimentos transmitidas em rede nacional, é uma ginástica executada de maneira muito simples, podendo ser praticada por pessoas de qualquer idade, e que proporciona muitos benefícios à saúde – principalmente para a crescente população da terceira idade”, explicou o cônsul.
“Além disso, através de suas atividades, a Federação de Rádio Taissô do Brasil é uma das pontes que fortalecem os laços de amizade entre o Brasil e o Japão. Espero que essa modalidade de exercícios continue sendo difundida e beneficiando cada vez mais aos que aderirem a sua prática”, concluiu o cônsul Yamauchi, que felicitou a professora Sachiko Ono que, “devido a sua grande contribuição para a divulgação do RádioTaissô, foi homenageada com o diploma de honra ao mérito do Cônsul Geral do Japão em São Paulo”.


(Aldo Shiguti)