Homem mais velho do Japão morre aos 111 anos

Shigeru Nakamura ajuda na limpeza de escombros após devastação de bomba em Hiroshima

Shigeru Nakamura residia em casa de repouso e dizia que o segredo da saúde era ‘amar as pessoas’

Reconhecido como o homem mais velho do Japão, Shigeru Nakamura morreu na terça-feira (15) aos 111 anos. Ele residia em uma casa de repouso na província de Hiroshima.

Nascido em 11 de janeiro de 1911, em Jinsekikogen, província localizada a oeste no Japão, Nakamura vivenciou os efeitos posteriores do bombardeio atômico de Hiroshima em 6 de agosto de 1945 pelas forças americanas nos estágios finais da Segunda Guerra Mundial, depois que ele foi ajudar a limpar os escombros na cidade devastada após o ataque.

O título de “homem mais velho do Japão” foi conquistado recentemente, em setembro deste ano, depois que o titular anterior morreu aos 112 anos na província de Nara. Em entrevista à agênica de notícias Kyodo News, Nakamura disse que o segredo de sua saúde era “amar as pessoas”.

Nakamura se dedicou ao trabalho de engenharia civil por muitos anos e lembrou que era “mais feliz” quando trabalhava na construção de estradas em sua região montanhosa natal.

De acordo com o Guinness World Records, o venezuelano Juan Vicente Perez é, atualmente, o homem vivo mais velho do mundo, com 113 anos. Perez nasceu em 27 de maio de 1909, segundo o Guinness. Já o homem mais velho do Japão agora é Gisaburo Sonobe, de 111 anos, da província de Chiba, perto de Tóquio, enquanto a pessoa mais velha do país é Fusa Tatsumi, uma mulher de 115 anos da província de Osaka, de acordo com o ministério da saúde.

(Agência Kyodo News)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img