Grupo Todorokidaiko da Acenbo fica em 3º lugar no ‘Nippon Taiko Junior Competition’

O Grupo de taikô Todorokidaiko, da Acenbo, que ficou em terceiro lugar no 26º Campeonato Japonês Júnior de Taiko, realizado na cidade de Saitama – Divulgação

O departamento de Taikô da Acenbo (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Osasco), representado pela equipe da categoria júnior “Osasco Todorokidaiko”, participou, no dia 24 de março, do 26th Nippon Taiko Junior Competition, competição realizada no teatro internacional do complexo Sonic City, na cidade de Saitama, na província de Saitama, com as 44 melhores equipes selecionadas no Japão e uma equipe de Taiwan.

Na oportunidade, o Osasco Todorokidaiko ficou em terceiro lugar, a melhor colocação conquistada por um grupo brasileiro desde 2004, quando o país começou a participar do Campeonato Internacional como convidado.

O Osasco Todorokidaiko carimbou seu passaporte para participar do tradicional Campeonato Internacional que acontece anualmente no Japão – a cada ano em uma cidade diferente – com o título de Campeão Brasileiro de 2023, conquistado no Festival Brasileiro de Taikô realizado no dia 30 de julho do ano passado, na cidade de Serra Negra (SP). 

Foi um intenso preparativo com os 12 tocadores desta categoria Junior com Karolina Hana Gotto como capitã, dirigidos pelo líder Fábio Hideki Kamiwada e outros líderes: Júlia Naomi Kanegae e Gabriel Kuribara Lasso. 

Preparação – Os jovens desta equipe, com disciplina que aprenderam dentro da prática do taikô, organizaram sua agenda não deixando seus estudos regulares e dedicaram-se, ao máximo, treinando até seis dias por semana não só nas batidas, técnicas, sonorização, musicalidade, mas também na postura, condicionamento físico e emocional.

A parte cultural em que estariam se mergulhando no país de seus ancestrais, também foi pesquisada, compartilhada e estudada com outros tocadores e líderes que antecederam esta equipe representando Brasil nessa competição. 

Os tocadores tiveram oportunidade de conhecer várias localidades próximas sob a responsabilidade da Nippon Zaidan e Nippon Taiko Foundation que tiveram a preocupação de recepcioná-los, custeando despesas do Brasil, Taiwan e outros. 

Na parte cultural, abriram espaços para intercâmbio em reuniões para apresentação de danças típicas dos países, num clima riquíssimo de integração entre os países.

As autoridades da Prefeitura de Osasco deram atenção, especialmente os responsáveis pela Secretaria da Cultura e Difusão Cultural, prestigiando e comparecendo nos eventos culturais da Acenbo em que houve apresentações do Osasco Todorokidaiko. 

O conjunto destas iniciativas de incentivo sócio-cultural deram grande impulso e força junto aos responsáveis pelo departamento de Taikô, aos pais e amigos sob incentivo e responsabilidade por parte do presidente, Sussumu Araki, vice-presidente, Lídia Shimizu e toda Diretoria da Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de Osasco.

Moção de Aplausos – Nesta semana, o vereador Michel Figueredo  apresentou um pedido de Moção de Aplausos aos integrantes do Todorokidaiko pelo expressivo resultado obtido no Japão.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img