Grupo Internacional de Okinawa apresenta espetáculo inédito em SP

Comissão Organizadora do Espetáculo Gun Guachi Kun Guachi em visita ao Nippon Já

Pela primeira vez no Brasil, o Grupo Internacional de Okinawa apresenta neste domingo (10), na Associação Okinawa Kenjin do Brasil, no bairro da Liberdade, em São Paulo, o espetáculo “Gun Guachi / Kun Guachi” (Maio / Setembro). Serão duas únicas sessões: a primeira, das 13 às 15h, e a segunda, das 17 às 19h.

O grupo, que se apresenta também na Bolívia e no Peru, em comemoração aos 150 anos da imigração japonesa naquele país, – é formado por 17 pessoas, incluindo 13 artistas – entre eles Hideki Hanashiro (som) e Jiniti Uza (artista de kumiodori) – ambos considerados tops – e o diretor Mitihiko Kakazu (professor de universidade de artes de Okinawa), além de Megumi Tomita (responsável de divulgação de cultura e artes de Okinawa), e outros artistas de nível de professores shihan e kyoshi.

Segundo o diretor de Relações Internacionais da AOKB, Eiki Shimabukuro, o espetáculo – que comemora os 115 Anos da Imigração Japonesa no Brasil – , tem duração de cerca de uma hora e já foi apresentado no Japão e na Europa também. Ele explica que a peça conquistou o primeiro lugar no Concurso de Artes promovido pelo Ministério da Cultura do Japão em 2019 (1º ano da Era Reiwa).

“É um acontecimento raro até mesmo no Japão”, conta Eiki. Para o presidente da AOKB, Ritsutada Takara, para os idosos será uma recordação, mas apresentada de forma mais aprimorada, enquanto para a nova geração será uma novidade.

Presidente das Comissão Organizadora, Rui Chibana explica que será uma apresentação de alto nível, com figurinos especiais – incluindo mais de 30 perucas – e som e iluminação à altura dos artistas. 

Vice-presidente da Comissão Organizadora, Marcos Teruya conta que, mesmo quem não entende o idioma japonês poderá acompanhar pois haverá legendas em português através de um telão de LED de 1,00m x 6,00m.

Antes das duas sessões, haverá participações especiais do Requios Gueinou Doukoukai (na primeira sessão) e, na segunda sessão, apresentações do Ryukyu Koku Matsuri Daiko, Okinawa Shorin-Ryu e Karate-Do Kobudo Jyureikan.

Sinopse – Na época de reino de Ryuky, no Castelo de Shuri, iam missionários da China e de Satsuma (Japão), em maio (Gun Guachi) e em setembro (Kun Guachi).

Mas como a pronúncia é bastante parecida, as duas missões acabam indo à Shuri na mesma época, o que acaba causando tumulto no castelo, pois as duas missões são muito importantes para o Reino de Ryukyu.

Essa história é contada no formato de comédia com muitas danças e músicas tradicionais de Okinawa, envolvendo a plateia.

Haverá venda de obentô, bebidas, manjus e motis. O ingresso custa R$ 30,00 e está à venda em todos os Kenjinkais e na AOKB. 

Informações pelos telefones: 11/99633-6791 (com Suemi) e 11/97722-9741 (com Marcos Teruya)

(Aldo Shiguti)

Espetáculo Gun Guachi / Kun Guachi, com o Grupo Internacional de Okinawa

Quando: Domingo (10), em duas sessões: das 13 às 15h, e das 17 às 19h

Onde: AOKB (Rua Dr Tomás de Lima, 72 – Liberdade – São Paulo)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img