Grupo de amigos quer revitalizar Clube Paulista e trazer novos atletas para modalidade

Amigos unidos atletas da zona sul se mobilizaram e trouxeram inovação para não deixar o campo desativado

Localizado em Santo Amaro, zona sul de SP, clube estava inativo e tinha apenas dez jogadores

Até pouco tempo atrás, o clube de gateball Paulista, de Santo Amaro, estava inativo, sem participações em torneios e com apenas dez integrantes. Corria o risco de perder o espaço de treino (entregando o terreno para a prefeitura). Preocupados com a situação, um grupo de amigos e seus familiares se dispuseram para dar início a um projeto de reanimação do clube no final de 2022.

Os irmãos Gustavo, André e Rodrigo Matsumoto, são praticantes de gateball desde a sua infância, influenciados pelo seu avô e seu pai. Já são quase 30 anos de experiência, recebendo vários títulos em torneios nacionais e internacionais, inclusive são os jogadores com mais títulos brasileiros e sul-americanos do Brasil.

Sidnei Mendes se tornou praticante na sua adolescência por influência dos seus amigos: os irmãos Matsumoto. Após uma pausa no esporte, decidiu retornar quando passou por alguns problemas da vida e lembrou como o gateball o fazia se sentir bem. Começou a frequentar o campo do clube Paulista, por localizar-se próximo da sua residência, com a licença da presidente do clube, Tizuru. Um dia ficou sabendo sobre a possibilidade de não terem mais o espaço para treinar, devido a queda de número de praticantes. Logo comentou com os irmãos Matsumoto e, após várias conversas, decidiram encarar juntos o desafio de reanimar o clube.

Assim, Mendes assumirá o cargo de liderança do clube Paulista, mas ressalta que “não posso receber o mérito sozinho, porque este projeto está sendo realizado pelos quatro (ele e seus amigos Matsumoto), e o intuito é fazer o nome do Paulista voltar a ser gigante, como merece, e trazer novos atletas”. Já Gustavo atuará como o diretor técnico do clube, que junto com seus irmãos, instruirão novos jogadores ensinando desde fundamentos básicos do gateball.

“Vimos um potencial enorme no clube, devido a estrutura, o espaço e os equipamentos que já possuíam, então decidimos começar com este projeto”, explica Gustavo. Como parte deste projeto, a equipe de Sidnei e dos irmãos Matsumoto pretendem voltar com a realização dos campeonatos que antes ocorriam mensalmente, e treinar novos jogadores até que alcancem nível nacional e internacional afim de futuramente conquistarem títulos.

Segundo Sidnei Mendes, já são dois campeonatos a serem realizados no mês de março e abril. “Com a realização destes campeonatos tentaremos ativar a curiosidade das pessoas que frequentam o clube Joerg Bruder, a sede onde se situa o clube Paulista de gateball, abrindo oportunidades para conhecerem o esporte”, conclui.

A equipe de mobilização em prol do trabalho de manutenção do campo

Os irmãos contam que se inspiram no caso do Carrão Kyoyu que já está mostrando bons resultados. O clube atraiu novos e jovens jogadores que, através dos treinamentos do professor Alexandre Arakaki, têm se destacado nos torneios e campeonatos realizados.

É possível afirmar que o clube Paulista também já está seguindo o caminho do sucesso, pois no torneio realizado no dia 25 de janeiro em São Paulo, dois times do clube conquistaram classificação de quarto e sétimo lugar.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img