Primeiro-ministro Fumio Kishida enviou carta a presidente eleito um dia após apuração das urnas
O governo japonês, em alinhamento com outros países, parabenizou o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva pela eleição realizada no último dia 30. Na mensagem, o Japão destaca a boa relação bilateral com o Brasil.
A mensagem foi enviada via Ministério das Relações Exteriores japonês. O primeiro-ministro do Japão felicitou Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória nas eleições presidenciais do Brasil e pediu um reforço das relações bilaterais, depois da mudança de governo.
Kishida também “expressou o desejo de trabalhar em conjunto com o Brasil, um parceiro global estratégico, para continuar a desenvolver a boa relação bilateral tradicional” com o Japão.
O mais novo presidente eleito tem um histórico de boa aproximação com o Japão. Durante os dois mandatos no cargo presidencial (2003 a 2011), Lula teve a oportunidade de se encontrar com quatro premiês japoneses (Junichiro Koizumi, Yasuo Fukuda, Taro Aso e Yukio Hatoyama), estreitando acordos e parcerias comerciais, especialmente na agricultura. Outra questão que teve relevância durante os mandatos foi a questão dos dekasseguis. Em 2008, Lula levou o assunto ao então primeiro-ministro Yasuo Fukuda, e se mostrou preocupado com a resolução de questões educacionais dos filhos de brasileiros, além da previdência social.
Otimismo – No Japão, a vitória de Lula animou os investidores locais. Nas primeiras horas de negociação após a eleição, o ETF Next Funds Ibovespa, fundo negociado na bolsa japonesa que segue o índice brasileiro, fechou em alta de 3,30%. O ativo tem cerca de 2 bilhões de ienes em patrimônio (cerca de 150 milhões de dólares) e, durante o pregão, chegou a subir mais de 5,2%.