Governo japonês investe em programa de intercâmbio para líderes na AL e Caribe

Em 2023, programa Juntos do governo japonês levou 31 participantes da América Latina e Caribe das mais diversas áreas de atuação ao Japão

“Progredir juntos, liderar juntos e inspirar juntos” foram os três princípios norteadores da política japonesa para a América Latina e o Caribe, proferidos em um discurso do ex-primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, em São Paulo, no dia 2 de agosto de 2014. Abe expressou sua intenção de fortalecer os laços com jovens líderes do futuro na região, por meio da promoção de programas de intercâmbio.

Não demorou muito para que esse sonho se tornasse realidade. Em 2015, o Ministério das Relações Exteriores do Japão lançou o programa Juntos!!, que integra os “Programas de Laços de Amizade do Japão” e tem como objetivo de estreitar as relações entre o Japão e os países da América Latina e do Caribe, além de promover a compreensão e o interesse pelo Japão na região. O programa é destinado a líderes que possam contribuir para o fortalecimento dessas relações em diversas áreas e busca desenvolver a compreensão mútua entre o Japão e esses países.

Em 2023, um total de 31 participantes se juntaram ao intercâmbio comercial e cultural, incluindo 12 do Brasil, 3 do Peru, 3 do México, 3 da Argentina, 2 do Paraguai, 1 da Bolívia, 1 do Chile, 1 da Colômbia, 1 de Cuba, 1 da Venezuela, 1 da República Dominicana e 1 do Equador. Entre os participantes brasileiros, havia líderes de diversas áreas, incluindo setor rural, saúde, esportivo, cultural e política, a saber: Alfredo Sato – Associação Comunitária Efigênio Sales (AM); Bruno Minami – Academia do Futuro do Nippon Country Club (SP); Daisy Fukuda – Nikkey Marília (SP); Eduardo Kawada – Associação Nipo Brasileira do Acre (AC); Elton Takaki – Sindicato dos Produtores Rurais de Tomé Açu (PA); Luciana Tanabe – WaKai RS e Grupo Shinsei – Grupo de Danças Folclóricas Japonesas (RS); Márcia Shinohara – Rede Nikkei Brasil (DF); Mateus Nascimento – Instituto Cultural Brasil-Japão (RJ); Mieko Wada – Associação Nipo Brasileira do Maranhão (MA); Nori Seto – Vereador de Curitiba e Associação Cultural e Beneficente Nipo Brasileira de Curitiba (PR); Rafael Pettersen – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (SP); e Vitória de Franca – Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba (PB).

Experiência – Bruno Minami, um dos intercambistas do Brasil conta que durante os oito dias do programa, de 22 de fevereiro a 1º de março de 2023, os participantes tiveram a oportunidade de visitar diversas instituições no Japão, como o Museu de Migração Japonesa ao Exterior da Jica em Yokohama (que inclui um rico acervo da história dos japoneses no Brasil), o escritório da Jica em Tóquio, onde conheceu o projeto Tsubasa de fomento e aceleração de startups, além de outras atividades que enriqueceram seu conhecimento sobre o Japão, como, o Santuário Meiji, os Jardins Hamarikyu, a conversa com representantes do centro comercial Nakano Broadway, o Kawagoe Festival Museum, o workshop de Wagashi (doce japonês) e o Workshop dos tambores japoneses (Taiko).

Minami compartilha sua experiência de oito dias imerso na cultura, história, tradição, política e tecnologia japonesa. “Para mim, um dos pontos chave da viagem foi a visita ao novo Museu de Migração Japonesa ao Exterior da JICA, que conta com detalhes as dificuldades e conquistas dos japoneses e, inclusive, conta com um rico acervo sobre o Brasil. Além disso, com a palestra sobre a Diplomacia do Japão para a América Latina e o Caribe, do Sr. Kondo Ken (ex-Cônsul Adjunto do Japão no Rio de Janeiro), no Ministério das Relações Exteriores do Japão, pude entender a importância dos três princípios do Juntos!! e a relevância da América Latina e Caribe para o Governo Japonês nos dias atuais, inclui-se, por exemplo, a visita do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Yoshimasa Hayashi, ao Brasil em janeiro de 2023. Ademais, foi interessante a visita à Softbank, multinacional japonesa de tecnologia, que é conhecida por seus investimentos em empresas de tecnologia, telecomunicações e internet, incluindo a Alibaba, Yahoo!, Uber e entre outros. Pude ver de perto os investimentos massivos da empresa em robótica, inteligência artificial, carros autônomos, espantalho eletrônico, celular que vira computador e reciclagem da água. Foi uma experiência única e inspiradora”.

Ao final do programa, ocorreu uma série de discursos, incluindo aqueles proferidos pelo Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros, Sr. Shunsuke Takei, por autoridades e embaixadores de cada país, bem como por representantes do Governo Japonês. Durante a cerimônia, o Embaixador do Brasil no Japão, Sr. Octávio Henrique Dias Garcia Côrtes, teve a oportunidade de conversar com os brasileiros presentes e expressar sua alegria em vê-los.

Bruno Minami (1º à esq), com participantes brasileiros Experiência incrível

“Essa viagem foi uma experiência incrível, que me fez sentir ainda mais conectado ao Japão, ao demais membros do Brasil, da América Latina e Caribe. Mal posso esperar para ver os frutos que o futuro nos reserva”, relata Minami.

Após visitarem o Japão, os participantes são encorajados a compartilhar suas experiências através de redes sociais, conferências e publicações. O programa Juntos!! é uma iniciativa do Governo japonês para promover o interesse constante no Japão.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img