Governo Japonês anuncia nomes que receberão honraria do imperador

 

Comenda de Outono do Quarto Ano da Era Reiwa é entregue a personalidades ‘que prestam longos e meritórios serviços ao país’

 

O governo japonês anunciou a lista dos Condecorados da Comenda de Outono do Quarto Ano da Era Reiwa, na qual incluem sete pessoas que vivem no Brasil, que serão homenageados com as diferentes classes da “Ordem do Sol Nascente”. A honraria é entregue em nome do Imperador a personalidades que prestam “longos e meritórios serviços ao país”. Confira a relação e os principais fatos meritórios de cada homenageado:

 

Consulado Geral do Japão em São Paulo

Condecoração aos estrangeiros

Toshi-ichi Tachibana (77 anos, São Paulo, SP, nacionalidade brasileira) – Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta

Como professor associado da Universidade de São Paulo (USP), desempenhou um papel fundamental no estabelecimento do convênio entre a Universidade Nacional de Yokohama (YNU) e a USP, contribuindo para o intercâmbio acadêmico entre o Japão e o Brasil e na difusão do conhecimento das tecnologias de ponta do Japão, especificamente na área de engenharia naval e oceânica. Além disso, foi um dos fundadores da Associação dos Bolsistas da Jica – São Paulo (Abjica).

 

Consulado Geral do Japão em Curitiba

Condecoração aos japoneses

Toshihiko Tan (92 anos, Londrina, PR, nacionalidade japonesa) – Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata

Além de ser um dos principais responsáveis pela fundação da Associação Cultural e Esportiva de Londrina, atuou como presidente e em outros cargos da diretoria, contribuindo para a preservação e divulgação da cultura japonesa na região. Também contribuiu para que Londrina firmasse o convênio de irmandade com a cidade de Nishinomiya, do Japão, bem como para a fundação da Associação de Intercâmbio Londrina-Nishinomiya.

 

Condecoração aos estrangeiros

Kazumi Nemoto (77 anos, Foz do Iguaçu, PR, nacionalidade brasileira) – Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata

Em 1987, fundou a Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Foz do Iguaçu (Acefi) e tornou-se o primeiro presidente da entidade. Ainda na Acefi, atuou durante 32 anos como diretor cultural, contribuindo para a promoção da cultura nipônica e para o desenvolvimento da comunidade de nikkei do município. Também contribui no fortalecimento das relações amigáveis entre Brasil e Japão, atuando como intérprete para comitivas do governo japonês e empresas japonesas que visitam a cidade.

 

Consulado Geral do Japão em Manaus

Condecoração aos japoneses

 

Ken Nishikido (71 anos, Manaus, AM, nacionalidade brasileira) – Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata

Como presidente da Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental, liderou as atividades da Associação durante 14 anos, dedicando-se ao desenvolvimento e à integração da comunidade nikkei na região da Amazônia Ocidental. Exerceu também o cargo de presidente da Comissão Executiva nas comemorações da Imigração Japonesa no Brasil e na Amazônia. Como professor no curso de língua japonesa da Associação, desenvolve materiais didáticos e treina futuros professores de japonês, contribuindo para que a Associação seja reconhecida como a principal de ensino de língua japonesa da capital amazonense.

 

Condecoração aos estrangeiros

 

Clara Fumiko Shirayanagui dos Santos (73 anos, Manaus, AM, nacionalidade brasileira) – Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata

Atuando como médica da clínica da Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental, contribuiu na promoção da saúde e bem-estar, além de prevenir doenças de pessoas da comunidade nikkei local com idades variadas, entre crianças e idosos, através de atendimento médico itinerante em ambientes severos.

 

 

Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro

Condecoração aos estrangeiros

 

Minoru Matsuura (77 anos, Rio de Janeiro, RJ, nacionalidade brasileira) – Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata

Atuando como vice-presidente e presidente da Associação Nikkei do Rio de Janeiro, teve êxito nos eventos comemorativos realizados no 110º aniversário da imigração japonesa para o Brasil no Rio de Janeiro, em 2018. Na Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado de Rio de Janeiro, que conta com mais de 20 associações afiliadas, se dedicou como vice-presidente e presidente, contribuindo na revitalização da sociedade japonesa do Rio de Janeiro.

 

Consulado Geral do Japão no Recife

Condecorações aos japoneses

 

Kenichi Iwata (71 anos, Recife, PE, japonês naturalizado brasileiro) – Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata

Como presidente da Associação Cultural Japonesa do Recife (ACJR), dedicou-se a concretização da sede própria, trabalhando na arrecadação de verbas para a sua construção. Através do Programa de Assistência a Projetos Comunitários do Governo do Japão (APC), construiu o “Centro de Atividades do Idoso”, como prédio anexo. Além de beneficiar os japoneses residentes e seus descendentes, a sede é utilizada para a promoção de eventos anuais, como Bon Odori, nos quais participam não apenas nikkeis, mas também os brasileiros locais, desempenhando um importante papel na divulgação da cultura japonesa na região.

 

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img