O governo japonês anunciou, nesta semana, a lista dos homenageados com a Honraria de Outono do 6º Ano da Era Reiwa (2024). A Ordem do Sol Nascente e a Ordem do Tesouro Sagrado entregue em nome do imperador a quem prestou longos e meritórios serviços ao país, destinadas a civis e militares, japoneses e estrangeiros.
Entre os condecorados, uma indicação é da Embaixada do Japão no Brasil – o ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade – e outros seis pertencem à jurisdição dos consulados japoneses de São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Curitiba, Belém, e Porto Alegre: Tadayoshi Hanada, Roberto Fujio Mizushima, Koji Fukasawa, Kiyomi Massaki, Yuji Ikuta, Jauro Duarte Von Gehlen. Tais personalidades foram reconhecidas por seus esforços em diplomacia e iniciativas comunitárias, refletindo o compromisso em fortalecer as relações entre Brasil e Japão.
Andrade, indicado pela Embaixada, atuou como Presidente da Confederação Nacional da Indústria do Brasil de 2010 a 2023, coordenando discussões entre os principais líderes empresariais do Japão e do Brasil, trazendo propostas e encorajamento ao governo dos dois países transmitindo mensagens importantes da comunidade empresarial. Atuou com afinco para o fortalecimento das relações Brasil-Japão.
O Consulado Geral do Japão em São Paulo homenageou Tadayoshi Hanada, ex-Presidente do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas e Presidente da Comissão de Organização do Festival do Japão de Campinas. Após assumir a presidência do Instituto Cultural Nipo Brasileiro de Campinas, em 2005, planejou e realizou o primeiro Festival do Japão na cidade, evento que, devido à sua dimensão, foi reconhecido como evento oficial pelo município.
Em Curitiba, a ex-funcionária local do Consulado Geral do Japão, Kiyomi Massaki, será reconhecida pelos relevantes serviços. Nas funções de assessora cultural e posteriormente como secretária do Cônsul-Geral contribuiu, por quase 30 anos, para o desenvolvimento das atividades diplomáticas do Japão no sul do Brasil.
O Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro também fez sua parte, homenageando o presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro e ex-Presidente da Associação Nikkei do Rio de Janeiro, Koji Fukasawa. Como presidente da Renmei, entidade que supervisiona as Associações Nikkeis do estado do Rio de Janeiro, organiza e realiza vários eventos Nikkeis com a participação e cooperação dessas associações. Assim, ele contribuiu grandemente para revitalizar a sociedade Nikkei no estado e para o intercâmbio cultural e o avanço das relações de amizade entre o Japão e o Brasil.
Já em Recife, a indicação do Consulado foi para o ex-presidente da Federação Cultural Nipo-Brasileira da Bahia e ex-presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Salvador (Anisa), Roberto Mizushima. Presidiu a Anisa por um total de 15 anos, e em 2008, durante a sua gestão, foi realizado pela primeira vez o “Festival da Cultura Japonesa de Salvador”, como parte dos eventos comemorativos do “100º aniversário da imigração japonesa para o Brasil”. Desde então, o Festival vem sendo realizado todos os anos e atualmente é um evento de grande escala, atraindo, a cada edição, aproximadamente 80.000 participantes, e assim, contribuindo enormemente para a difusão e introdução da cultura japonesa.
Presidente Honorário da Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira, Yuji Ikuta foi a indicação do Consulado em Belém. Além do seu trabalho como médico, Ikuta ocupou sucessivamente cargos importantes em organizações representativas da comunidade nikkei da região Norte do Brasil, tendo empenhado arduamente na promoção da harmonia e desenvolvimento da comunidade nipo-brasileira e contribuído para o desenvolvimento do bem-estar social e médico da comunidade.
No Sul, o Escritório Consular do Japão em Porto Alegre indicou o Assessor Jurídico do Escritório Consular do Japão em Porto Alegre,e advogado do Escritório Jauro Duarte Gehlen & Advogados Associados e ex-desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Jauro Duarte Von Gehlen. De 1º de abril de 1999 até o presente, atuou como assessor jurídico do Consulado Geral do Japão em Porto Alegre e do Escritório Consular do Japão em Porto Alegre por 25 anos consecutivos. Como assessor jurídico, ofereceu apoio jurídico sólido e confiável, fornecendo as melhores opções e rápidas respostas para pesquisas, aos casos individuais com base em sua experiência jurídica conforme a legislação brasileira e a Convenção de privilégios de Vienna, sendo condecorado com a “Ordem do Tesouro Sagrado, Raios de Ouro com Laço” por suas contribuições às atividades das missões diplomáticas japonesas no exterior.