Gifu Kenjinkai realiza cerimônia marcante para celebrar seu 85º aniversário e os 110 Anos de imigração de seus provincianos

Gifu Kenjinkai do Brasil comemorou os 85 anos de fundação, os 110 anos de imigração de seus provincianos e os 115 anos da imigração japonesa

Com uma cerimônia que certamente ficará na memória de diretores, associados, colaboradores e convidados, a Associação Gifu Kenjinkai do Brasil realizou, no dia 30 de julho, na sede do Aichi Kenjinkai do Brasil, no bairro da Liberdade, em São Paulo, cerimônia em comemoração ao seu 85º Aniversário de Fundação, aos 110 Anos do Início da Imigração dos Provincianos de Gifu para o Brasil e 115 Anos da Imigração Japonesa para o Brasil. A celebração, que teve início no sábado, 29, na Japan House São Paulo, com a “Noite de Gifu em São Paulo”, contou com a presença de uma comitiva da província-mãe, composta pelo vice-governador, Takanori Kawai; pelo vice-presidente da Assembleia de Gifu, Katsushi Tanaka e pelos prefeitos das cidades de Gifu, Masanao Shibahashi, e de Seki, Kenji Ozeki, entre outros, além de alunos da 42ª Expedição Internacional dos Alunos de Escolas do Ensino Médio da Província de Gifu”.

Também estiveram presentes o cônsul geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana; o presidente da Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Toshio Ichikawa; o presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social –, Renato Ishikawa; o presidente da Fundação Kunito Miyasaka, Roberto Nishio; Ricardo Sasaki (na ocasião representando a Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil), e o assessor parlamentar do vereador Aurélio Nomura, Tomio Katsuragawa.

Conduzida pelo diretor Henrique Kodama, a festa foi marcada ainda por belas e emocionantes homenagens, como ao médico Emílio Moriguchi; aos associados e diretores, aos colaboradores e ao Dr Shizuo Hosoe. Formado em medicina pela Universidade de Keio, no Japão, e posteriormente pela Faculdade de Medicina da USP, Hosoe foi o primeiro profissional contratado pela Sociedade de Beneficência Japonesa Dojinkai, como secretário de medicina e higiene, e participou da fundação do Engo Kyokai, atual Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileoira de São Paulo), além de ser fundador do Grupo Escoteiro Caramuru, o primeiro da comunidade nikkei.

Após o discurso de abertura do vice-presidente do Gifu Kenjinkai, Hiromasa Kunii, foi executado os hinos nacionais do Japão e do Brasil – durante o evento também foi apresentada a Canção de Gifu – e prestado um minuto de silêncio em homenagem aos pioneiros falecidos.

Pioneiros – E o presidente Mitsuyoshi Nagaya abriu a série de discursos lembrando justamente dos pioneiros. “O fato de hoje podermos ter uma vida estável no Brasil se deve às dificuldades indescritíveis e dramáticas de nossos antecessores, que nunca desistiram, acreditaram em si mesmos, trabalharam duro, criaram raízes no Brasil, atuaram em todos os setores e, desta forma, conquistaram a confiança e o respeito da sociedade brasileira”, disse Nagaya, acrescentando que “é nosso dever relembrar a história de dificuldades dos primeiros imigrantes com reverência e respeito e transmiti-la às próximas gerações, agradecendo a confiança que eles conquistaram como nikkeis na atual sociedade brasileira”.

Festa comemorativa terminou em clima de confraternização ao ritmo do samba

GKI – Nagaya explicou que, em maio de 2021, foi fundado o Gifu Kenjinkai International (GKI) com o intuito de promover a integração de 26 Kenjinkais ao redor do mundo. “O GKI está desenvolvendo vários projetos para conectar o ‘Amor de Gifu’ para ligar o mundo à província de Gifu e vice-versa. Em outubro do ano passado, realizamos o 1º Congresso Mundial de Gifu Kenjinkai e a 1ª Cúpula Mundial de Gifu Kenjinkai, reafirmando a identidade e o orgulho dos provincianos e a força de atração da província de Gifu”, disse Nagaya, destacando que, “naquela cerimônia, a Província e o GKI concluíram o ‘Memorando Sobre a Promoção de Produtos da Província de Gifu no Exterior’.

Plena atividade – Cônsul geral do Japão em São Paulo Ryosuke Kuwana lembrou que a imigração dos provincianos de Gifu para o Brasil teve início em 1913 quando 11 famílias , composta por 44 pessoas, desembarcaram do navio Wakasa Maru. “Posteriormente, em 1938, os pioneiros da província de Gifu começaram a organizar reuniões sociais que deram origem ao Gifu Kenjinkai do Brasil, que está em plena atividade até os dias de hoje”, disse Ryosuke Kuawana, acrescentando que o Gifu Kenjinkai  tem trabalhado e colaborado para a realização de diversos eventos, como a Exposição de Pintura de Intercâmbio de Amizade Japão-Brasil – mostra de arte com a qual o Consulado do Japão colabora anualmente – além de contribuir de forma decisiva como mediadora para o sucesso no irmanamento entre as cidades de Seki e Mogi das Cruzes, Nakatsugawa e Registro e Gifu e Campinas.

Espadas – Presidente da Kenren, Toshio Ichikawa situou geograficamente a província no cenário mundial explicando que Gifu está localizada na região central da Ilha de Honshu. “Sem acesso ao mar, Gifu faz fronteiras com sete províncias: Toyama, Nagano, Aichi, Mie, Shiga, Fukui e Ishikawa”, observou Ichikawa, explicando que, “historicamente, Gifu serviu como centro da forjaria de todo o Japão e era conhecida por produzir as melhores espadas do país”. Ele enfatizou também que sua economia é complexa, de celulose e agricultura, de papeis washi forte e finos, cerâmica, talheres, indústrias metalúrgicas e manufatureiras”.

Associação Parlamentar – Em nome da Assembleia Legislativa de Gifu, Katsushi Tanaka manifestou respeito e felicitou “pelos esforços em prol do avanço social dos nikkeis, do desenvolvimento econômico do país e da manutenção das bolas relações entre o Brasil e a província de Gifu”. 

Segundo ele, na Assembleia Legislativa de Gifu, “consideramos importante aprofundar ainda mais os laços com todos aqueles que possuem relações com a província de Gifu”. Por isso, explicou, foi criada a ‘Associação Parlamentar das Relações Internacionais de Gifu’ cuja liderança para a região da América Central e do Sul vem sendo exercida pelo deputado Masahiro Mori.

“Continuaremos nos esforçando ao máximo para contribuir para o fortalecimento da cooperação entre o Japão e o Brasil, garantindo que os laços de intercâmbio sejam transmitidos de forma segura para as próximas gerações”, concluiu Tanaka.

União – Já o vice-governador de Gifu, Takanori Kawai salientou o importante papel de “unir” que o Gifu Kenjinkai do Brasil tem desempenhado ao longo de seus 85 anos de história. “Primeiro, através da realização de reuniões entre os seus membros, conseguiu uni-los, fortalecendo seus laços. Além disso, por meio do apoio  de integração ao país, conseguiu unir os imigrantes à sociedade local, garantindo a estabilidade de suas vidas em terras estrangeiras”, comentou o vice-governador, explicando que “também temos recebido a mais profunda compreensão e colaboração dedicada ao intercâmbio com a província, unindo-a ao Brasil através do envio  de jovens estudantes  por meio da Bolsa Kenpi, e através da recepção dos intercambistas do colégio técnico agrícola da província, completando 45 anos de história desde a chegada dos primeiros alunos”.

Líderes – Takanori Kawai reforçou ainda o papel dos primeiros imigrantes no sentido de “unir gerações” através de suas memórias de indescritível esforço dentro de circunstâncias tão diferentes do Japão, repassando-as às novas gerações juntamente de seu espírito pioneiro”. “Desejo profundamente que a quarta e quinta gerações, herdeiros desse sentimento e encarregados do futuro, reconheçam suas raízes em Gifu e contribuam para o desenvolvimento da sociedade brasileira como líderes das próximas gerações”, comentou Kawai, afirmando que o governo de Gifu continuará fornecendo apoio para que todos os kenjinkais “possam cooperar ainda mais entre si, compartilhando exemplos positivos enquanto trabalham juntos”.

Samba – A cerimônia contou ainda com entregas de Diploma de Gratidão concedido pelo vereador Aurélio Nomura ao vice-governador, Takanori Kawai; ao prefeito de Seki, Kenji Ozeki; ao prefeito de Gifu, Masanao Shibahashi e ao vice-presidente da Assembleia Legislativa de Gifu, Katsushi Tanaka..

Após as palavras de enceramento do diretor Tesoureiro do Gifu Kenjinkai, Jorge Noboru, os convidados participaram do tradicional ritual do Kagami-Wari. O prefeito de Seki, Kenji Ozeki comandou o brinde e, depois do almoço, teve início a segunda parte da programação, com apresentações artísticas. E foi em clima de confraternização, no ritmo do samba, que associados e convidados se despediram. 

(Aldo Shiguti)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img