George Hiraiwa e casal Yoshii são homenageados no Palácio Iguaçu

O governador Ratinho Júnior com os homenageados George Hiraiwa, Atsushi e Kimiko Yoshii – Gilson Abreu-Aen

No último dia 24, em solenidade no Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná, foi realizada a cerimônia de entrega do “Prêmio Mecenas e Embaixadores da Inovação”. Numa iniciativa da Secretaria Estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), o prêmio busca reconhecer personalidades que tenham prestado serviços e realizado investimentos relevantes em áreas da inovação, contribuindo para o desenvolvimento econômico, cultural e social do Estado. O evento contou com a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior.

Este ano foram homenageados 23 empreendedores de destaques que atuam em diversos ramos, com critérios de relevância no cenário nacional no campo da ciência, tecnologia e inovação; relevância de inovação ou descoberta científica concreta; impacto social de sua atuação, com utilização de design, processo ou tecnologia inovadora. Entre eles, o fundador do Grupo A. Yoshii, Atsushi Yoshii e sua esposa, Kimiko Yoshii, na área da construção civil, e o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Ouro Verde, Head de Relações Institucionais da Cocriagro e ex-secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná, George Hiraiwa, na área do agronegócio.

Também foram homenageadas oito personalidades do Paraná de destaque na gestão na área da inovação, com a comenda de Embaixadores da Inovação.

Ratinho Júnior com Atsushi Yoshii e Kimiko Yoshii

Investimento recorde – Em seu discurso, o governador ressaltou o investimento recorde do Paraná em ciência, tecnologia e inovação em 2023, com R$ 411,7 milhões para o desenvolvimento do setor. “Essa é uma homenagem singela pela importância que os empreendedores têm para nosso Estado. Estamos buscando fazer a transformação do poder público, deixá-lo mais dinâmico e com qualidade para o cidadão. Nós queremos criar um berçário da mão de obra em tecnologia”, afirmou Ratinho.

As personalidades contempladas foram escolhidas pela Comissão Avaliadora das Comendas, composta por membros das seguintes secretarias estaduais: Inovação, Modernização e Transformação Digital; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Planejamento; Infraestrutura e Logística; e Cultura; além do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e Sebrae-PR.

Mecenas da Inovação – Um dos homenageados com a comenda “Mecenas das Inovação”, George Hiraiwa disse que o reconhecimento é fruto de um trabalho que teve origem em 2016, durante a Expo Londrina “quando idealizamos o primeiro Hackathon Agro do país com apoio da SRP (Sociedade Rural do Paraná), Sebrae, Senai, Apl de TI de Londrina, Embrapa, Iapar, cooperativas e empresas”. 

“Em 2017, além do Hackathon, a SRP, criou o pavilhão Smart Agro e iniciamos a criação do Ecossistema de Inovação agro. Em 2018, criamos a AgroValley (Governança do Ecossistema de inovação agro da região de Londrina), com o apoio de várias entidades fui nomeado secretário da Agricultura do Paraná pela governadora Cida Borghetti durante sua visita a Expo Londrina e foi criado o evento AgroBit para acontecer todos os anos em novembro”, lembra Hiraiwa, explicando que, em 2019, a então ministra da Agricultura, Tereza Cristina, “conheceu nosso Ecossistema e chancelou Londrina como Polo de Inovação do Mapa”. “E em 2020 iniciamos a idealização do Cocriagro, um Hub de Inovação para o agronegócio com o intuito de promover conexões para incentivar inovações setor”, conta, acrescentando que o espaço foi inaugurado em 2022, durante a 60ª Expo Londrina.

George Hiraiwa com o governador do Paraná

(Aldo Shiguti, com informações da Agência de Notícias do PR)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img