Funeral histórico de Shinzo Abe terá segurança com 20 mil policiais

A polícia japonesa mobilizará até 20 mil agentes para o funeral de Estado do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, marcado para terça-feira (27), em Tóquio na terça-feira, de acordo com a Agência Nacional de Polícia (NPA) local.

Os policiais, incluindo cerca de 2,5 mil da polícia provincial de todo o país, serão responsáveis ​​pela segurança relacionada ao funeral, bem como pela guarda de dignitários estrangeiros presentes. O governo japonês reservou cerca de 800 milhões de ienes como orçamento para a segurança do funeral.

Em 1989, a polícia mobilizou cerca de 32 mil profissionais para a segurança no funeral do imperador Hirohito, postumamente conhecido como imperador Showa, segundo a NPA. O orçamento de segurança foi de 2,4 bilhões de ienes.

Já em 2000, cerca de 10 mil policiais foram mobilizados para o funeral do ex-primeiro-ministro Keizo Obuchi, organizado pelo gabinete e pelo Partido Liberal Democrata no poder.
Enquanto isso, marcas de queimaduras foram encontradas dentro de um banheiro no prédio da província de Yamanashi do LDP em Kofu, capital da província central do Japão, na segunda-feira.

Acredita-se que uma substância inflamável tenha sido jogada no vaso sanitário, disse a polícia local. O capítulo LDP planeja abrir um livro de condolências para Abe e levantar uma bandeira de luto na terça-feira.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img