O Museu da Emigração e Centro de Intercâmbio Cultural de Kobe está promovendo uma exposição durante a comemoração dos 115 anos da imigração japonesa no Brasil. Tendo o tema de “Cidades Brasileiras no Japão que buscam convivência multicultural”, desenvolve um trabalho sobre as cidades de Oizumi (Província de Gunma), Hamamatsu (Província de Shizuoka), Toyota (Província de Aichi) e Izumo (Província de Shimane) que são chamadas de Brazil Town (cidades brasileiras).
Se tornando Brazil Town (Cidades Brasileiras)
Desde que a Lei de Imigração foi revisada e entrou em vigor em 1990, muitos brasileiros foram ao Japão em busca de trabalho. A maioria deles começou a trabalhar em fábricas e, assim, os brasileiros começaram a se concentrar nas áreas onde se localizavam áreas industriais.
Nestas áreas, começou-se a ter restaurantes e supermercados que vendem diversos produtos e alimentos brasileiros, se estabelecendo uma cultura brasileira por meio de eventos como a apresentação de shows de samba. Com os anos, estas regiões acabavam sendo chamadas de “cidades brasileiras (Brazil Town) em várias partes do país.
A Convivência Multicultural
O Museu da Emigração e Centro de Intercâmbio Cultural de Kobe durante os meses de julho a outubro, realizará uma exposição que compartilhará esse encontro cultural entre o Brasil e o Japão. Levando Samba, carnaval, entre outras experiências culturais, a exposição compartilha o encontro das duas culturas no Japão.
Tendo entrada gratuita, a exposição ficará entre 1º de julho (sábado) a 1º de outubro (domingo), podendo ser visitado de 10h às 17h (entrada até às 16h30), com exceção de segunda-feira.
Além disso, os brasileiros que visitarem a exposição, poderão pesquisar pelo registro de migração de seus parentes e também entregar dados para atualização. Além disso, os primeiros 100 visitantes ganharão camiseta e boné da exposição que estarão disponíveis no escritório da Associação Nipo-Brasileira no 2º Andar.
Na exposição também terá todo o material dela disponibilizado em português.
A exposição está sendo organizada pela Associação Nipo-Brasileira e pelo governo da Cidade de Kobe, tendo patrocínio da Embaixada do Brasil e da JICA. Tendo colaboração da Associação de turismo de Oizumi, prefeitura de Oizumi, Departamento de Planejamento, Hamamatsu Foundation for Internacional Communication and Exchange (HICE), Yamaha Moto CO. LTD., Comitê de Educação de Hamamatsu, Toyota Internacional Association; NPO Kodo no Kuni, Escolar Nectar, NPO Brazil Support Center, Prefeitura de Izumo, Departamento de Política Geral, Divisão de Planejamento Político, Sala Cultural e Internacional.
Cidades Brasileiras no Japão que buscam convivência multicultural
Endereço: Museu da Emigração e Centro de Intercâmbio Cultural de Kobe, Sala de Exposição Especial, 1F
Horário: 10h às 17h (entrada até às 16h30) Fechado: Segunda-feira (se feriado, no dia seguinte)
Ingresso Gratuito
Mais informações: https://nippaku-k.or.jp/news/index.html#news230701