Expo D. Pedro Matsuri celebra a cultura japonesa em Campinas

Ryukyu Koku Matsuri Daiko evento propõe uma imersão na cultura japonesa em Campinas – Divulgação

Nos 115 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, a cidade de Campinas (SP) vai ganhar um novo matsuri (festival japonês) com a realização, nos dias 3, 4 e 5 de novembro, da primeira edição do Expo D. Pedro Matsuri. O festival propõe uma imersão na cultura japonesa com shows musicais, apresentações, exposições, workshops, concursos, realidade virtual, jogos e gastronomia.

Realizado pelo Expo D. Pedro e organizado pela Tasa Eventos, o evento deve receber 30 mil visitantes. A ideia é transformar um dos maiores espaços multiuso do interior paulista em um “pedaço do Japão”. “Na programação, combinamos o tradicional e o pop, com os principais nomes do meio cultural e artístico da comunidade nipo-brasileira do país, organizamos workshops e exposições e dedicamos a praça de alimentação à gastronomia oriental para proporcionar ao público uma verdadeira imersão na cultura japonesa”, afirma Marceli Oliveira, superintendente do Complexo Expo D. Pedro. 

Segundo Sergio Takao Sato, CEO da Tasa Eventos e um dos principais organizadores de eventos de cultura japonesa no Brasil, o Expo D. Pedro Matsuri já nasce como o maior festival do gênero no interior de São Paulo. “Campinas está entre as grandes cidades do interior do Brasil e uma das principais do Estado e pela primeira vez é sede de um evento deste porte”, destaca.

Mega evento – Para Tadayoshi Hanada, presidente do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas – que realiza o tradicional Festival do Japão em Campinas no mês de junho – “o Expo D. Pedro Matsuri, com certeza, será um dos maiores eventos do interior do Estado de São Paulo, notadamente em relação à gastronomia oriental, exposições culturais, concurso cosplay, concurso de Miss Nikkey e apresentações artísticas como tambores japoneses (taikô), além de danças e a presença de cantores famosos da comunidade”, conta Hanada, lembrando que o Nipo de Campinas vai estar não só apoiando esse mega evento, mas também participando na parte cultural, artística e culinária com o famoso yakissoba do Nipo de Campinas, obentô, Imagawayaki, sushi e, como novidade, o Anmitsu, tradicional sobremesa japonesa”.

Segundo Hanada, “a ideia é que, nos três dias de evento possamos estimular o interesse da população pela cultura japonesa, promover o lazer em família e conhecer os vários tipos de comida japonesa”. “Tudo isso apreciando o que a comunidade tem de melhor em shows musicais, danças e artes”, destaca o presidente do Nipo de Campinas.

Atrações – Entre as atrações confirmadas estão Ryukyu Koku Matsuri Daiko com seus tambores festivos, Wadan Taiko Ensemble, Wadaiko Tsubame, os cantores Karen Ito, Pamela Yuri, Ricardo Cruz e Joe Hirata, o show de Diogo Miyahara e a Akatsuki Band. 

“As delícias da gastronomia japonesa têm lugar especial no Expo D. Pedro Matsuri em uma grande praça de alimentação”, informa Marceli Oliveira. 

Solidariedade – O evento é gratuito e a organização sugere ao visitante a doação de 1 quilo de alimento não perecível, que será encaminhado ao Banco de Alimentos da Ceasa de Campinas e posteriormente doado a entidades assistenciais do município.

A cantora Karen Ito

EXPO D. PEDRO MATSURI

Quando: De 3 a 5 de novembro. Sexta, das 18h às 22h; sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 20h

Onde: Expo D. Pedro (Av. Guilherme Campos, 500, Bloco II, Jd. Santa Genebra – Campinas (SP)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img