Ex-presidente da Enkyo, Yoshiharu Kikuchi recebe homenagem do Conscre na Alesp

Yoshiharu Kikuchi foi o indicado pela Comunidade Japonesa

O Conscre (Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras) realizou, na noite desta segunda-feira, 7, no Plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Ato Solene em Homenagem às Personalidades das Comunidades 2022.

Idealizado em 2001 pelo deputado Walter Feldman, que esteve presente no ato, o Conscre tem o objetivo de integrar as comunidades estrangeiras de diversas origens e etnias residentes no Estado de SP.

Pela Comunidade Japonesa, o indicado foi Yoshiharu Kikuchi, ex-presidente da Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo) e um dos idealizadores do Projeto de Integração Pró-Autista (Pipa).

Presidida pelo deputado Delegado Olim, a cerimônia contou com as presenças do presidente e da 1ª vice-presidente do Conscre, respectivamente, Gabriel Sayegh e Teruco Kamitsuji; do cônsul para Assuntos Políticos e Gerais do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Hiroyuki Ide; do representante chefe da Jica Brasil, Masayuki Eguchi; do presidente e vice da Enkyo, respectivamente, Paula Saita e Jun Suzaki e do vice-presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Roberto Nishio, além do secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Jeancarlo Gorinchteyn.

Acompanhado da esposa Marisa, Yoshiharu Kikuchi destacou que a homenagem “é o fruto do trabalho desenvolvido pelo nikkei que vive aqui no Brasil”. “A homenagem que este Conselho teve a generosidade de oferecer muito me honra, mas acima de tudo, comove pelo significado que tem”, disse Kikuchi, que entre as inúmeras atividades como vice-presidente e presidente de instituições japonesas passou pela Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono, Associação Cultural e Assistencial Iwate Kenjinkai do Brasil, Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil) e Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade). Atualmente preside o Conselho Deliberativo da Enkyo.

Reconhecimento – O homenageado disse que o Brasil, “um país maravilhoso”, tem recebido novos imigrantes de forma humanitária nos últimos anos e lembrou que as cidades de Hiroshima e Nagasaki foram as únicas atingidas pelas bombas atômicas. “A nossa comunidade é constituída de pessoas pacíficas. Nossa missão é contribuir para a paz mundial”, explicou Kikuchi, acrescentando que, “a homenagem oferecida a nós é um reconhecimento do nosso trabalho, mas também um incentivo maior para que as comunidades trabalhem mais para criar um ambiente de paz e harmonia que sempre foi orgulho do povo brasileiro”.

(Aldo Shiguti)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img