Estratégia das Arábias: discreto, megafundo de investimentos tem aumentado sua participação em gigantes como Nintendo e Capcom

Virando notícia constante no Japão, o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita acaba de chamar atenção ao aumentar sua participação na Toei. Dona de participações menores, na Capcom, Nintendo e administrando a SNK, o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita chama atenção por seus investimentos constantes em empresas de jogos japonesas e agora na empresa de cinema e animês, Toei.

Mas quem são os responsáveis por este fundo de investimento?

Yasir bin Othman Al-Rumayyan – Divulgação

Administrado pelo governador Yasir bin Othman Al-Rumayyan, ele também é presidente do time de futebol inglês Newcastle United e presidente da empresa petrolífera estatal Saudi Aramco.

Só que a história do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita começa em 1971 com rei Faisal bin Abdulaziz Al Saud. Criado para fornecer apoio financeiro para projetos de importância estratégica para a economia nacional, o fundo só olhou para fora das fronteiras da Arábia Saudita em 2014, quando foi alterado leis que permitissem que fosse investido em empresas em outros países.

O projeto desperta atenção pelos valores, quando em 2015 foram injetados US$ 3,5 bilhões na Uber, tornando o príncipe Yasir bin Othman Al-Rumayyan, membro do conselho da empresa.

Além disso, o próprio fundo também participou com US$ 45 bilhões no SoftBank Vision Fund que como se sabe hoje em dia, auxiliou diversos projetos, inclusive na América Latina, como o Rappi e o Mercado Livre.

Saudi Vision 2030

Logo do projeto “Saudi Vision 2030” – Divulgação

Num mundo que cada vez mais se torna independente do petróleo, o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita desenvolveu toda uma estrutura para diversificar investimentos na economia e desenvolver setores de serviços públicos, como saúde, educação, infraestrutura, recreação e turismo.

O Saudi Vision 2030 é um projeto que tem muito em comum com SoftBank Vision Fund, porém seu objetivo é mudar a realidade atual da Arábia Saudita em que o PIB do país depende de 30 a 40% do petróleo.

Empresas japonesas são abocanhadas

O príncipe Yasir bin Othman Al-Rumayyan com a criação da empresa Savvy Gaming Group fez um investimento de 18 bilhões de dólares no seguimento de jogos.

Estando debaixo do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, a Savvy Gaming Group segue o projeto Saudi Vision 2030 e investiu 3 bilhões de dólares em ações da Activision Blizzard, Electronic Arts e Take-Two em 2020.

Em 2021, a Savvy Gaming Group adquiriu 96% da japonesa SNK, responsável pelos jogos de luta: Fatal Fury, Metal Slug e King of Fighters.

No ano seguinte, a empresa investiu 1 bilhão de dólares na japonesa Capcom e na sul-coreana Nexon. Pouco tempo depois, a empresa fez o seu primeiro investimento na Nintendo com 5,01%.

Atualmente, o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita é responsável por 8,26% da Nintendo, aumentando sua participação ao longo dos meses, como também teve investimentos na também japonesa Koei Tecmo.

Investindo no cinema japonês

Pero, o mascote da Toei Animation – Divulgação

No dia 3 de março, o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita aumentou sua participação na Toei Co Ltd e mais uma vez despertou atenção da mídia japonesa para si.

A Toei Co Ltd foi fundada em 1951 e a empresa é responsável pelas maiores marcas japonesas, como One Piece, Dragon Ball, Sailor Moon, Kamen Rider e Super Sentai. Dona de filmes, animês, parque temático, hotéis e até clubes de golfe, a Toei Co Ltd se tornou uma das empresas que despertaram a atenção do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita.

Podendo ser parte de algo maior, o Saudi Vision 2030 pode envolver investimento em outras empresas de cinema japonês. Passando pelas empresas de jogos, o fundo escolheu empresas japonesas pelo seu sucesso comercial e a tendência é cada vez mais, vez mais e mais notícias deste tipo.

Num futuro em que o petróleo não seja mais o centro das atenções comercialmente, a Arábia Saudita enxergou no Japão, como um país para investimentos. Quais são os resultados e a influência que a indústria japonesa sofrerá deste movimento serão sentidos nos próximos anos.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img