Equipes representantes do Brasil de diversas modalidades esportivas trouxeram vitória para o país na XXV Confraternização Desportiva Internacional Nikkei (Confra), um dos principais torneios esportivos nikkeis do mundo. Realizado entre os dias 02 e 05 de fevereiro, na Argentina, a Confra reuniu cerca de 1,2 mil atletas brasileiros e de outros nove países da América Latina. E uma das modalidades que trouxe o ouro foi o gateball.
Capitão da equipe campeã, o atleta Jorge Kaku comemora a vitória, considerando que “foi um título internacional para o gateball do Brasil”. “Emocionante. Fiquei feliz quando vi a grande satisfação estampada no rosto dos jogadores”, completa. Também havia mais um motivo especial para a comemoração da conquista. Na edição anterior da Confra ocorrida no Brasil, a equipe de Kaku teve que abandonar a competição em virtude do falecimento do seu sogro. Desta vez, na sua segunda participação da Confra como capitão, pôde reescrever a história com o sucesso.
“A sensação é maravilhosa, a gente levando o Brasil no pódio, muita emoção”, comentou o atleta Naoshigue Yano, que também compôs a seleção brasileira de gateball.
Mas, como representantes do Brasil, todos tiveram de assumir uma grande responsabilidade também. “A responsabilidade é enorme quando representamos o Brasil. Aquela preocupação de não cometer erros, controlar o nervosismo da equipe… Como eu tenho participado de vários torneios oficiais da UCGB (União dos Clubes de Gateball do Brasil), consegui me dar bem”, conta Yano. Já o capitão Kaku diz que encarou como mais um torneio normal. “Não pensei em responsabilidade, mas somente em jogar e divertir juntamente com nossa equipe de veteranos, o que ajudou muito na conquista”, explicou.
Momentos especiais ficaram na memória dos jogadores, como o da abertura, onde reuniu os atletas de todas as modalidades esportivas da Confra, e o da vitória contra a equipe favorita ao título.
Agora, sobre os próximos objetivos como atletas de gateball, os dois comentam que pretendem motivar e incentivar futuros jogadores, promovendo ainda mais o esporte.