Sonho de mil estabelecimentos na América do Sul
“Talvez daqui a 20 anos chegue o dia em que as lojas SORA da América do Sul ultrapassem mil unidades” — Na noite de 25 de junho, foi realizado o evento ensaio de abertura da loja de ramen SORA, que tem abertura prevista para meados de julho em uma localização privilegiada da avenida Paulista na cidade de São Paulo. Fumiyuki Tadokoro (62 anos, natural de Fukushima), presidente da TRY International Corporation (sede em Chiba), que estabeleceu a loja em joint venture com a brasileira Tryon Corporation (presidente Yuma Ono), falou assim sobre as perspectivas futuras.
No dia estava previsto servir dois tipos, sabor missô e sabor shoyu, mas por decisão do presidente Tadokoro, que veio ao Brasil especificamente para esse evento, de “suspender temporariamente o sabor missô”, foi cancelado de última hora e serviu-se apenas o de shoyu. A Tadokoro Shokai é uma empresa especializada que recebe consignação para venda de mais de 200 adegas de missô de todo o Japão, e não faz concessões quanto ao missô. Dos presentes ouviu-se: “O compromisso do presidente Tadokoro com o sabor é extraordinário”.

Atualmente, o boom do ramen está se expandindo mundialmente, e apenas no estado de São Paulo aumentou para 15 lojas especializadas em ramen nos últimos anos (https://rentechdigital.com/smartscraper/business-report-details/list-of-ramen-restaurants-in-brazil), das quais cerca de 10 estão na cidade de São Paulo, sendo a maior zona de competição acirrada. No Brasil há 21 lojas, 85% são de gestão individual e 3 pertencem a grandes marcas japonesas, onde SORA está entrando. Segundo os mesmos dados, a média de anos desde a fundação é de 3 anos e 6 meses, mostrando como aumentaram rapidamente.
A característica do SORA é ter começado como um empreendimento conjunto entre uma grande empresa japonesa de ramen e um influenciador famoso local.
A TRY é uma grande empresa de franquia de ramen que opera a loja especializada em missô ramen Menya Tadokoro Shoten com cerca de 190 lojas no país e 10 lojas no exterior. Aqui se uniu com o influenciador Yuma Ono (24 anos, natural de Osaka), que possui 4,9 milhões de seguidores no TikTok (yuma_ono), 710 mil no YouTube e 840 mil no Instagram. Ele deve se formar neste ano no curso de administração da Fundação Getúlio Vargas. Ou seja, é uma parceria entre o sabor autêntico do Japão e o marketing local.

O presidente Tadokoro disse: “Esperamos que a franquia SORA se expanda a partir do Brasil, não só pela América do Sul, mas pelo mundo. Desta vez trouxe do Japão três funcionários experientes. Até que o sabor se estabeleça e a orientação seja completa, talvez fiquem cerca de um ano”, e Ono disse com os olhos brilhando: “Através do Ramen SORA, quero difundir a cultura do missô japonês no Brasil”.
A TRY abriu o Ramen Kazu no bairro da Liberdade, cidade de São Paulo, em 19 de junho de 2008, centenário da imigração japonesa (Grupo Yamato, Rua Thomaz Gonzaga, 87 – Liberdade), e a partir disso começou a expansão internacional para Estados Unidos e Canadá. Em 2021 abriu a segunda loja em São Paulo, a loja especializada em missô ramen Misoya Filial Brasil (Rua Antônio Carlos, 324, Consolação). Esta é a terceira loja, numa excelente localização no subsolo da loja de cosméticos SONEDA próxima à estação de metrô Trianon-Masp, na Avenida Paulista.

O nome da loja deriva da loja Ore no Sora de Takadanobaba, Tóquio, orgulho da Tri. É uma loja famosa que conquistou o primeiro lugar no programa da Nippon TV de 2002 “全国民が選ぶ美味しいラーメン屋さん列島最新ベスト99” (novo ranking dos 99 melhores ramen-yas do arquipélago escolhidos pelos cidadãos).