Enkyo realiza grandes conquistas à frente do Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes (Coluna Enkyo)

Tomógrafo de 160 canais doado pela Jica avanço para a saúde – Divulgação

A Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo) completará, em julho, dois anos à frente do Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes (HLOB), na cidade de Itapetininga (SP), um hospital 100% SUS que atende 13 municípios que integram a Região de Saúde de Itapetininga. Nesse período, grandes conquistas foram alcançadas e a parceria entre a entidade filantrópica e a Prefeitura Municipal de Itapetininga se mostrou benéfica.

Com o foco na busca constante de melhorias para oferecer à população uma referência em qualidade da prática médica, em 01 de julho de 2022, o HLOB iniciou uma nova fase sendo administrado pela Enkyo, primeiramente em contrato emergencial e, após vencer a licitação e assinar o contrato no dia 11 de novembro de 2022, a entidade continua na administração do hospital nos cinco anos seguintes. 

O HLOB está recebendo um investimento de R$ 18.045.913,90 da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo e, com os recursos, os mais de 10 mil m² da instituição passam por reformas e ampliações, além de novos equipamentos, mobiliários e muita modernização. Nestes dois anos, houve o aumento, em média, de 57% da capacidade de atendimento, entre leitos e especialidades. Aos profissionais, capacitações também são realizadas visando o aprimoramento constante.

Em um balanço de julho de 2022 até abril de 2024, o HLOB realizou um total aproximado de 357.130 atendimentos, 18.550 internações, 3.279 partos, 6.584 cirurgias, sendo 1.787  eletivas e 4.797 de emergência, 1.102.864 exames laboratoriais e de imagem, números que refletem a importância do HLOB para Itapetininga e região. Através da parceria com o município, é possível realizar a grande missão de proporcionar atendimento médico de qualidade por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre as melhorias, podemos citar que em apenas 25 dias após administrar o HLOB em contrato emergencial, a Enkyo inaugurou dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) convencional. Em setembro de 2022, foram colocadas em funcionamento, em local que estava inutilizado há anos, uma sala cirúrgica e uma para recuperação pós-anestésica, utilizadas durante os mutirões de cirurgias eletivas. Posteriormente, o mesmo local foi ampliado para atender às demandas de urgência e emergência. 

Quartos das enfermarias também foram reformados ao longo destes dois anos para melhor acomodar os pacientes e familiares, além de posto de enfermagem repaginados, salas administrativas, telhado e placas fotovoltaicas instaladas para economia e sustentabilidade. Em fevereiro deste ano, a Enkyo entregou a reforma e ampliação do Pronto Socorro, um local moderno, humanizado e pensado na segurança do paciente e profissional.

Vale destacar também os mobiliários e aparelhos modernos instalados como, por exemplo, o aparelho de videolaparoscopia, que muito ajuda nos mutirões de cirurgias eletivas, além do novo tomógrafo de 160 canais e raio-x portátil, doados pela Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão). Recentemente, devido ao aumento de atendimentos de dengue, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapetininga, foi aberto temporariamente o Pronto Socorro 2, destinado aos atendimentos de dengue.

“Foi um desafio, buscamos suprir as demandas de forma imediata, sempre com qualidade e eficiência. Tínhamos três objetivos principais: tornar o serviço mais humanizado, com mais recursos financeiros e com o foco na capacitação contínua dos funcionários. Muitos avanços foram alcançados com os esforços da Enkyo, da Prefeitura Municipal de Itapetininga, ajuda de emendas parlamentares, apoio do governo japonês através da JICA, colaboração de empresas privadas e a parceria de toda a comunidade. Estamos felizes com os avanços conquistados até agora e com a certeza de que ainda temos muito para melhorar. O trabalho é contínuo!”, finaliza Hélio Keichi Mori, Diretor-Executivo do HLOB.

HLOB está recebendo um investimento de cerca de R$ 18 mi
spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img