Enciclopédia 3D registra mapeamento corporal de artistas como Sachiko Kobayashi

Um projeto utilizando técnicas de realidade aumentada (RA) denominado “Virtual Nippon Bodies” (“Virtual Shintai Zukan”), conta com a participação de artistas como Sachiko Kobayashi (cantora), Chinza DOPENESS (rapper e MC), Koji Ishikawa (cantor e compositor), Fumiya Otonashi (músico de sho, instrumento tradicional japonês, e condutor do Shuta Hasunuma Full Philharmonic Orchestra) e outros, será lançado experimentalmente no dia 11 de fevereiro.

Chamado de “Virtual Nippon Bodies”, este é o mais recente trabalho do Tomu Kawada (da empresa “Torque with AR 3 Bros”). Ele é diretor-geral do projeto, que arquiva e divulga dados sobre o corpo humano. Com o objetivo de transmitir ao futuro as possibilidades de expressão física e o valor do corpo com suas experiências, dados de cerca de 20 pessoas nos campos da arte e do esporte que poderão ser visualizados em 3D de qualquer lugar do mundo e a qualquer momento, através de um aplicativo. A trilha foi elaborada pela orquestra Shuta Hasunuma.

No dia 11 de fevereiro, para celebrar o lançamento, será realizado um workshop sobre o uso de dados corporais e um talk show com o próprio Kawada como apresentador.

“Estou certa de que este tipo de projetos moldarão o futuro do entretenimento. Eu sempre me mantenho antenada para me desafiar com coisas novas e que acho interessantes. Foi ótimo trabalhar com a AR 3 Bros, que foram e continuam sendo estranhos como sempre!”

Comentário da Sachiko Kobayashi
Comentário do Tomu Kawada

A pandemia do novo coronavírus acabou desencadeando a desvalorização da existência humana. Grandes artistas perderam seus trabalhos pela impossibilidade de reunir pessoas, como foi o caso do Cirque du Soleil que realizou demissão em massa porque o circo não podia abrir. O corpo e o movimento, se isso pudesse ser capturado com tecnologia digital e ser arquivado nas melhores condições possíveis; se pudéssemos reproduzi-los de uma nova maneira, essa situação poderá ser revertida. Há vários anos temos trabalhado para concretizar isso. Este ano tentarei atualizar o método de arquivamento e reprodução, usando como base enciclopédia, modelos reproduzidos e card games. Produtores de arte, artistas, responsáveis e envolvidos de museus e produtores de goods são todos muito bem-vindos para participar deste projeto e espero que juntos possamos expandir as possibilidades do arquivamento digital.

Fonte: Natalie.mu

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