Emoção e lágrimas marcam retorno em grande estilo de Gran Kouhaku Utagassen

Equipes masculina e feminina dram um show de simpatia e carisma em cima do palco – Daniel Yonamine / MundoOk.com.br

Competição terminou com vitória de equipe branca, mas quem ganhou o prêmio mesmo foi o público

Um misto de saudade, alegria e contemplação. Se fosse para definir o 24º Gran Kouhaku Utagassen do Grupo The Friends, que ocorreu no último domingo (15) no Grande Auditório do Bunkyo (Liberdade), tais palavras caem como uma luva, pois foi assim que o evento retornou neste ano em grande estilo, reunindo apresentações carismáticas, comissão organizadora determinada e um público com um coração aberto ao espetáculo.

A tradicional competição entre equipe branca e vermelha (masculina e feminina, respectivamente) consagrou os homens ao final, pela segunda vez consecutiva. Mas isso foi um mero detalhe, pois a energia contagiante das interpretações fez desaparecer qualquer questão envolvendo uma “competição musical”.

O saldo final não pôde ser mais positivo: público estimado em duas mil pessoas. “O retorno após 3 anos (por conta da pandemia) foi marcado por sucesso absoluto”, comemorou o presidente do Grupo The Friends e supervisor geral da comissão organizadora, Tadao Ebihara. Além das apresentações musicais com banda ao vivo, Ebihara também fez questão de incluir homenagens póstumas aos professores e amigos colaboradores do The Friends, em especial aos colaboradores Sanemasa Takaki, Satiko Ono, Yukie Kakinoki e Tereza Kato, dando um tom emotivo e saudoso ao evento.

Cantores interpretaram clássicos da música japonesa – Daniel Yonamine / MundoOk.com.br

No palco, o evento deu início com muito glamour, com todos os 52 cantores, além dos músicos da banda, dos apresentadores, e do mascote do Grupo The Friends, que atuou como animador de público. Após a devolução do troféu transitório pelo cantor Akira Ikawa, representando a equipe branca que venceu na última edição do Kouhaku, para o presidente de honra do Grupo, Elzo Sigueta, foram apresentados os jurados e convidados, 22 professores de karaokê e representantes de entidades nipo-brasileiras.

Em seguida, autoridades presentes fizeram uso da palavra. O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), André Korosue, representando o presidente Renato Ishikawa, expressou alegria em finalmente ver o Kouhaku The Friends retornando presencialmente. Também ressaltou que o Grupo The Friends atua na preservação da música ao vivo, lembrando “o saudoso tempo de ‘nodojiman’”.

Parte da equipe campeã emoção e gratidão ao público – Daniel Yonamine / MundoOk.com.br

Em seguida, o presidente Tadao Ebihara ressaltou e fez um agradecimento especial ao vereador de São Paulo Aurélio Nomura, que ajudou e auxiliou “sem medir esforços” para a realização do evento, através de emenda parlamentar.

Já o presidente de honra Elzo Sigueta, do Grupo The Friends, parabenizou a comissão organizadora pela realização do evento, nomeando como representante o Paulo Miyamoto, que atuou como um dos coordenadores geral, e destacou a condução do Tadao Ebihara. Também agradeceu os patrocinadores e colaboradores.

Muitas outras autoridades prestigiaram o evento, como foi o caso do vice-presidente da Associação Brasileira de Canção Japonesa (Abrac), Katsutoshi Kuratome; da vice-presidente do Ikoi no Sono, Marina Etsuko Nakata; do vice-presidente da União Paulista de Karaokê (UPK), Pedro Mizutani; do vice-presidente da Kenren, Gilberto Suzuki; e do diretor vice-presidente do Enkyo, Eiki Shimabukuro.

As atrações – Cada cantor entreteve o público com suas individualidades. Ricardo Nakase trouxe figurino elaborado e grandioso, enquanto Aquico Miyamura, Leni Yamshita, entre outros cantores, trouxeram seus back dancers para suas performances. Yoshiaki Shinde, além de cantar, desafiou-se em dançar o ryukyu buyo, dança tradicional de Okinawa, com a ajuda do professor Satoru Saito. Além de cantores solo, grupos, como Yondyu’s e Sexteto, e duetos, como Paulinha e Fernanda Hirama, e Alexandre e Hideo, apresentaram vocal elaborado e harmonioso. Ao lado de cantores veteranos, também teve os que representam a geração mais nova, como Diego Kanamori, Felipe Kanamori, Gustavo Harano, Livia Fugice e Rafael Yasunaga. Cantores que atuam dentro e fora da comunidade, como Bruna Higs, também agraciaram o público.

Nos intervalos entre os blocos, o público ainda pôde apreciar as apresentações dos grupos de Kenko Taiso, Ryukyukoku Matsuri Daiko, Confederação Brasileira de Kendô e Associação Nikkei do Brasil (presidente Yoshio Kyono), além de um sorteio de diversos prêmios realizado pela Associação Brasil Nippo no encerramento.

Doações arrecadadas serão destinadas ao Ikoi-no-Sono

Solidariedade – Com entrada gratuita, o público teve apenas de levar  produtos de higiene pessoal e mantimentos, em prol do Ikoi no Sono. O presidente da entidade Ikoi, Izumu Honda, agradeceu o montante arrecadado, “para que possamos dar continuidade ao tratamento adequado aos 48 idosos residentes na entidade”.

(Lika Shiroma)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img