Embaixada do Japão divulga programação especial dos 115 anos da Imigração Japonesa no Brasil

No mês de junho se comemora 115 anos de imigração japonesa no Brasil e a Embaixada do Japão anunciou uma programação especial nesta data especial. Diversas atividades estão programadas para homenagear os pioneiros e descendentes da comunidade japonesa.

Sessão Solene na Câmara dos Deputados

O Grupo Parlamentar Brasil-Japão da Câmara dos Deputados realizou uma Sessão Solene em homenagem aos 115 anos de imigração japonesa no Brasil. A cerimônia ocorreu no dia 13 de junho, no Plenário da Câmara dos Deputados. 

O evento contou com a presença da embaixada japonesa, deputados membros do grupo, autoridades, lideranças nikkeis e representantes das associações nipo-brasileiras. A solenidade foi transmitida pela TV Câmara.

Lançamento da autobiografia do Ex-Embaixador Edmundo Sussumu Fujita

Itamaraty – Divulgação

O Itamaraty e a FUNAG realizaram uma cerimônia de lançamento da autobiografia do Ex-Embaixador Edmundo Sussumu Fujita, em comemoração ao Dia da Imigração Japonesa no Brasil. O evento aconteceu no dia 14 de junho no Itamaraty.

Iluminação comemorativa no Eixo Monumental

Em celebração ao Dia da Imigração Japonesa, diversos prédios do Eixo Monumental de Brasília, assim como nas cidades do Rio de Janeiro e Curitiba, serão iluminados com uma iluminação especial. Entre os dias 16 e 18 de junho, o Museu Nacional, a Biblioteca Nacional, a Catedral e a Torre de TV ganharão uma iluminação vermelha, em referência à bandeira do Japão.

Projeto Limpa Brasília

A Embaixada do Japão no Brasil, em parceria com a JCI – Junior Chamber Internacional Brasília, promoverá o Projeto “Limpa Brasília” no dia 18 de junho, a partir das 9h. 

A ação acontecerá nas regiões da Asa Sul e Asa Norte, e reunirá frequentadores do templo Shin Budista Terra Pura, moradores da vizinhança, comerciantes, representantes da comunidade nikkei e apoiadores. 

O objetivo é realizar uma ação de revitalização por meio da limpeza do espaço interno e dos arredores deste local de importância histórica e cultural para a comunidade japonesa em Brasília. O Embaixador HAYASHI Teiji e autoridades estarão presentes.

Concurso de redação na escola modelo da língua japonesa

A Associação de Estudos da Língua Japonesa de Brasília promoverá um concurso de redação em comemoração aos 115 anos da imigração japonesa para o Brasil. O evento ocorrerá no dia 18 de junho, a partir das 10h30, na escola modelo da língua japonesa. O concurso visa incentivar estudantes da língua japonesa a aprofundar seus estudos. O Embaixador HAYASHI Teiji estará presente para uma saudação ao público e disponível para entrevistas.

Semana Gastronômica Internacional do Japão

O Restaurante-escola SENAC no Senado Federal sediará a Semana Gastronômica Internacional do Japão nos dias 28 e 29 de junho, das 12h às 15h. O Chef NOHARA Kazumine elaborará uma sequência de pratos especiais para os visitantes. Além disso, haverá uma aula show de culinária japonesa ministrada pelo Chef Nohara, transmitida ao vivo pelo Instagram do @SENAC_CEAG, a partir das 19h do dia 30 de junho.

Sobre a imigração japonesa no Brasil

A imigração japonesa no Brasil iniciou-se em 18 de junho de 1908, quando o navio Kasato Maru chegou ao Porto de Santos trazendo os 781 primeiros imigrantes japoneses. Ao longo dos anos, mais grupos de japoneses chegaram ao país, estabelecendo-se principalmente em fazendas e colônias agrícolas em São Paulo e Paraná. 

A comunidade nikkei expandiu-se por todo o território brasileiro, incluindo o interior e a região amazônica. Atualmente, estima-se que mais de 2 milhões de japoneses e descendentes compõem a comunidade nikkei no Brasil, com cerca de 50 mil deles residindo no Distrito Federal.

O Museu da Imigração Japonesa tem em seu acervo digital de fotos e documentos que fazem parte da história dos 115 anos da imigração japonesa.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img