Em sua nona edição, Japão na Praça recebe cerca de 10 mil pessoas

Grupo Kyuryu Daiko do Nipo de Piracicaba foi uma das atrações do Japão na Praça

Realizado nos dias 24 e 25 de junho na Praça José Bonifácio, em Piracicaba (SP), pela Think Projetos, Ministério da Cultura e Governo Federal com promoção do Clube Cultural Recreativo Nipo Brasileiro de Piracicaba (CCRNBP), apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e Prefeitura de Piracicaba, e patrocínio da Oji Papéis Especiais, a 9ª edição do Japão na Praça registrou um crescimento de cerca de 20%, de acordo com os organizadores. Realizado uma semana após a tradicional Festa de Santo Antônio – padroeiro da cidade – o evento celebrou os 115 Anos da Imigração Japonesa no Brasil e os 105 anos de emancipação de Piracicaba.

Segundo o presidente do Nipo de Piracicaba, Pedro Mizutani, o Japão na Praça foi “coroado de sucesso”. “Recebemos um público estimado em cerca de 10 mil pessoas, superando nossas expectativas”, disse o presidente do Nipo de Piracicaba. Para ele, mais que quantidade de pessoas, o mais importante foram os elogios “não só dos participantes como também dos bazaristas”. “Posso afirmar que atingimos nosso objetivo”, disse Mizutani, acrescentando que o movimento foi cerca de 20% maior se comparado ao ano passado. 

“À medida que as pessoas visitam e gostam do evento, acabam retornando no próximo ano trazendo mais pessoas. Funciona também como uma espécie de propaganda boca a boca”, conta Mizutani, destacando que “muitas pessoas vieram até nós para agradecer por realizarmos o evento e, desta forma, resgatarmos um pouco da cultura japonesa”. “Elas elogiaram não só organização como também a limpeza e a preocupação com a segurança”, comentou o presidente do Nipo de Piracicaba, lembrando que foi providenciado até mesmo uma ambulância para atendimento médico de emergência, caso fosse necessário.

“Agradecemos muito a Prefeitura de Piracicaba pelo apoio e também os patrocinadores que acreditaram no projeto”, disse Pedro Mizutani, acrescentando que esta edição também registrou aumento de público. Segundo ele, cerca de 10 mil pessoas passaram pelo Praça José Bonifácio no sábado e domingo. 

Abertura – No sábado, a cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida; o secretário de Governo e da Ação Cultural, Carlos Beltrame; o secretário municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente, Alex Gama Salvaia; os vereadores de Piracicaba, Pedro Kawai e Gilmar Rotta; o deputado estadual Alex de Madureira; o presidente da Federação das Associações Nikkeis da Região Centro-Oeste do Estado de São Paulo (Fenco), Claudio Terasaka e a diretora de Comunicação do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Cristina Zoriki da Rocha Brito, além de patrocinadores, entre eles o diretor de planejamento da Oji Papéis Especiais, Naoyuki Mitsugi.

Na ocasião, o deputado Alex de Madureira homenageou o Nipo de Piracicaba com Voto de Congratulações entregue ao presidente Pedro Mizutani pela realização do evento em honra à cultura nipo-brasileira e pelos 115 anos da Imigração Japonesa no Brasil.

Em seu discurso, Pedro Mizutani agradeceu o Brasil pela acolhida aos imigrantes. “O Brasil é um país maravilhoso que recebe todos os povos de braços abertos. Hoje formamos uma grande nação multicultural que caminha a passos firmes para o futuro”, disse Mizutani, explicando que a comunidade nipo-brasileira conta atualmente com cerca de 2 milhões de japoneses e seus descendentes. “Através do Japão na Praça queremos passar um pouco da nossa cultura, da nossa alegria, respeito e também da nossa gastronomia”, destacou.

Privilégio – Ao jornal Nippon Já, o prefeito Luciano Almeida disse que Piracicaba “acolhe muitas culturas, como as comunidades japonesa, italiana e espanhola, entre outros povos”. “É uma cidade que recebe todos muito bem e a comunidade japonesa tem um papel muito importante, pois já desenvolve projetos sociais e culturais muito bacanas aqui, sem contar a fortíssima relação com a nossa cidade. Por isso é muito gostoso estar fazendo esta Festa Japão na Praça até para que a população possa conhecer melhor a cultura japonesa e seus valores”, explicou o prefeito.

Para o secretário municipal de Governo e da Ação Cultural, Carlos Beltrame, o Japão na Praça representa a manifestação da cultura japonesa na nossa cidade”. “É um privilégio não só o Brasil ter a maior comunidade japonesa e o Estado de São Paulo concentrar o maior número de descendentes no país, mas também é um privilégio o fato de Piracicaba ter uma comunidade tão atuante e que traz para a nossa população a sua rica cultura e a gastronomia”, afirmou o secretário.

Atrações – Nos dois dias, os visitantes puderam conferir um panorama da cultura japonesa com atrações como danças típicas, exposições e concurso de cosplay, além de uma praça de alimentação com alguns dos principais pratos típicos japoneses, como o yakisoba, lamen, guioza, sushi e sashimi. Passaram pelo palco atrações como o cantor sertanejo Luis Yabiku; os grupos de taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko, Yuriki No Kizuna Eisá Daiko e o grupo de local, Kyuryu Daiko; o grupo musical Todos Nós; o mágico Edson Iwassaki e o mágico dos balões, Luciano Takeda.

Cosplayers também marcaram presença no evento

(Aldo Shiguti)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img